O que abre e fecha em Guaíra no feriado religioso de Corpus Christi?

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo

Cidade
Guaíra, 20 de junho de 2019 - 08h30


A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. O Corpus Christi não é feriado nacional, tendo sido classificado pelo governo federal como ponto facultativo. Isso significa que a entidade patronal é que define se os funcionários trabalham ou não nesse dia, não sendo obrigados a dar-lhes o dia de folga.

Guaíra segue um padrão de fazer ponto facultativo, dependendo o dia a cada ano no calendário. Veja o que abre e o que fecha no feriado prolongado de Corpus Christi. Para cumprir com a carga horária mensal do funcionalismo público que é excedente anualmente, foi decretado ponto facultativo na sexta-feira, dia 21, não havendo, portanto, expediente nas repartições públicas do município.

  • Prefeitura
    A Sede Administrativa do Paço Municipal ”Messias Cândido Faleiros” terminará suas atividades na quarta-feira dia 19, retornando às atividades normais no dia 24 de junho.

  • Coleta de Lixo
    Na quinta-feira, dia 20, haverá coleta no período diurno, normalmente nos bairros já programados. A coleta noturna na região central não será feita no feriado, retornando à normalidade na sexta-feira, dia 21.

  • Varrição urbana
    O Departamento de Serviços Urbanos informa que a varrição pública será feita normalmente através do projeto Trabalho Cidadão, na quinta-feira, feriado, e na sexta-feira.

  • Assistência Social
    Não haverá atendimento ao público pela Diretoria da Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social (CRAS, DGB, Núcleo de Atendimento a Criança e Adolescente) durante o feriado prolongado retornando às atividades normais na segunda-feira, dia 24.

  • Casa de Cultura
    O prédio da Casa de Cultura estará fechado para o atendimento ao público desde a quinta-feira, dia 18, retornando as atividades normais no dia 24 de abril. O departamento promoverá o 3º Encontro de Carros Antigos no domingo dia 23, no Recinto Ademir Jovanini Augusto. Na Casa de Cultura, no teatro haverá apresentações do Circuito Cultural Paulista com encenação da peça infantil ”O palhaço e o mágico palhaço Tchutchuco”.

  • Ganha Tempo
    Todos os Departamentos do Ganha Tempo ”Antonio de Jesus Marques”, fecham as 17h no dia 19 retornando as atividades no dia 24 de abril às 08h30.

  • Educação
    Não haverá expediente nas EMEF’s, CEMEI’s e CEI’s durante o feriado prolongado, com as atividades retornando à normalidade na segunda-feira, dia 24.

  • Esportes
    A sede administrativa do Departamento de Esportes permanecerá fechada das 17 h de quarta-feira, dia 19, retornando às atividades normais no dia 24.

  • Saúde
    Durante o feriado prolongado não funcionarão: as USFs – Unidades da Saúde da Família – Ambulatório de Especialidades, Farmácia Municipal, Fisioterapia, Centro de Especialidades Odontológicas e Atendimento da Saúde Mental. No dia 24 de junho todas as unidades da área de saúde retornarão as atividades normais. O Pronto-Socorro funcionará normalmente no feriado prolongado em sistema de plantão 24 horas.

  • Guarda Civil Municipal
    A GCM funcionará no feriado prolongado, inclusive na quinta-feira, dia 20, em sistema de plantão, retornando ao expediente normal na segunda-feira, dia 24.

  • Transporte Público
    Não haverá transporte público gratuito na cidade bem como para o Bairro Rural São José do Albertópolis, durante o feriado prolongado, retornando à normalidade na segunda-feira, dia 24.

  • DEÁGUA
    Durante o feriado prolongado o DEÁGUA manterá o serviço de plantão pelos telefones: (17) 3331 – 7117 | ETA (17) 9 9977 – 4606 | Reservatório Municipal (17) 9 9977 – 4616.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos