Cooperação entre os indivíduos

Opinião
Guaíra, 2 de julho de 2017 - 16h14

A cooperação é algo hoje esquecida em um mundo cada vez mais individualista, onde a as pessoas se preocupam apenas com os seus próximos, se esquecendo dos outros.

Assim é relatado no alcorão: Ajude-se uns aos outros na virtude, justiça e piedade (5:2). Deus criou o ser humano como um ser fraco, limitado que precisa cooperar continuamente com seus semelhantes em toda a vida. Isso é claro em diversos assuntos.

O homem precisa de alguém para semear para ele e colher para ele e ele precisa de alguém para fazer ferramentas, comercializar bens e comprar coisas. Para resumir, as pessoas não podem viver a menos que cooperem entre si.

As pessoas precisam uns dos outros, sendo a cooperação entre algo importante que Deus ordenou e tornou a base para o bem-estar religioso e mundano. Se as pessoas alcançarem serão uma estrutura forte e integrada, e um único corpo ou um edifício.

A solidariedade islâmica significa ajudar uns aos outros, de pé ombro a ombro, apoiando-se e aconselhando-se mutuamente. Isso inclui exigir o que é bom, proibir o que não é benéfico, chamar os outros a Deus e orientar as pessoas para o que conduzirá à sua felicidade e salvação, neste mundo e no futuro.

Inclui ainda ensinar o ignorante, ajudar os indigentes, apoiar aquele que é injustiçado, impedir o malfeitor de ofender os outros, manter a segurança, parar os criminosos, corruptos, estabelecer justiça e espalhar paz e segurança em todos os locais.

O apoio mútuo também inclui reconciliação entre pessoas, resolvendo conflitos entre eles e lutando contra quaisquer injustiças.

O Profeta Muhammad (a paz esteja com ele) disse:  “A semelhança dos fiéis em seu mútuo amor, misericórdia e compaixão é a do corpo; Se uma parte se queixa, o resto do corpo se junta a permanecer acordado e sofrendo febre. ”

Assim a pessoa sente o que o outro passa e alimenta, assim a compaixão, ajuda, conselhos, como se fosse um único corpo.

Interceder em favor dos outros e usar sua influência para ajudar as pessoas a cumprir e completar o bem, também está no alcorão: “Quem interceder em favor de uma causa nobre participará dela; por outra, quem interceder em favor de um ignóbil princípio, igualmente participará dele; e Deus tem poder sobre tudo” (Alcorão 4:85).

Sobre as qualidades das pessoas, assim diz: “E que surja de vós um grupo que recomende o bem, dite a retidão e proíba o ilícito. Este será (um grupo) bem aventurado” (Alcorão 3:104).

Recomendar sempre o bem, proibir os ilícitos deve sempre ser a obrigação de todo cidadão, beneficiando toda a sociedade.

Para atingirmos o êxito dessa cooperação devemos convidar as pessoas com sabedoria, tratando-os da melhor forma, como desejaríamos ser tratados, perdoando aqueles que erram, não julgando para jamais sermos julgados.


TAGS:

Girrad Mahmoud Sammour

Girrad Mahmoud Sammour, Advogado, Pós Graduado em Processo Civil, Professor Divulgador Do Instituto Latino Americano De Estudos Islamicos-Ilaei, Diretor Da Mesquita De Barretos-Sp. Dúvidas e palestras  [email protected]otmail.com

Ver mais publicações >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente