Falar sempre o bem

Opinião
Guaíra, 16 de janeiro de 2018 - 09h53

Por Girrad Mahmoud Sammour

Silêncio é sabedoria, especialmente se não há boas palavras para dizer. Atualmente, as pessoas tendem a dizer qualquer coisa por falar, algumas delas sabem que o silêncio é uma das boas ações, evitando desentendimentos, separações e ódio.

O Profeta MuhmadSws disse: “quem crê em Deus, o Todo-Poderoso e noFuturo, deve dizer boas palavras ou permanecer em silêncio.”

Se colocarmos este conceito em prática, as palavras não podem descrever a paz e a tranquilidade que fluirão no nosso dia e a aplicação desta virtude nos ajuda a tornar-nos mais produtivos, aproveitando ao máximo nosso tempo, que resulta da lembrança, da leitura de livros benéficos ou simplesmente contemplando a vida de maneira leve e equilibrada.

Também é vital saber porque o silêncio é preferido quando não há boas palavras para dizer, pois a nossa língua nos atrapalha em diversos assuntos, caindo em falar sobre os outros com más intenções e dizer coisas que podem causar arrependimento mais tarde.

Deus diz no alcorão: “Ó vós que credes! Temei a Deus, e proferis, sempre, ditos adequados”.

A boa obra é aquela que afasta um ato maléfico, de acordo com as normas de proibição definidas por Deus, como sendo um comportamento além da fé. Portanto, o ato maléfico, independentemente do seu tipo, quando praticado ele deixa efeito negativo, para além de constranger os sentimentos, permanecendo assim nos corações por muito tempo.

Os efeitos para quem faz o bem vem descrito em outro versículo do alcorão: “A quem fizer o bem, seja homem ou mulher, enquanto crente, certamente, fá-lo-emos viver vida digna; e recompensá-los-emos com prêmio melhor do que aquilo que praticaram”.

O Profeta MuhmadSws ensinou a não menosprezarmos qualquer ato bom, conforme é relatado: Tema a Deus, e não menospreze a boa obra, por menor que seja, nem que seja em um sorriso a um irmão com quem se encontrou, ou esvaziar o seu balde de água no recipiente do pedinte. Se alguém te insultar, com aquilo que você não faz parte, não o retribua mencionando algo de defeitos dele, porque pacientando, Deus coloca uma virtude para ti e delito para ele.

E quando nos deparamos com pessoas maldosas, que nos insultam o melhor comportamento é devolver com o bem, conforme vem descrito no seguinte versículo: “Jamais se igualam o bom e o mau. Retribui o mal com o bem: então, eis que aquele que nutria inimizade por ti converter-se-á em íntimo amigo. Porém, a ninguém se concederá isso, senão aos tolerantes, e a ninguém se concederá isso, senão aos detentores da grande vitória” [41:34-35].

Deste modo devemos sempre falar o bem, aproximando as pessoas de nós, criando um elo saudável na sociedade, unindo as pessoas, pois nossas línguas são como espadas de borda dupla. Elas podem trabalhar para nós e contra nós, tanto neste mundo quanto no futuro, pois seremos responsabilizados por tudo que dizemos.


TAGS:

Girrad Mahmoud Sammour

Girrad Mahmoud Sammour, Advogado, Pós Graduado em Processo Civil, Professor Divulgador Do Instituto Latino Americano De Estudos Islamicos-Ilaei, Diretor Da Mesquita De Barretos-Sp. Dúvidas e palestras  [email protected]

Ver mais publicações >

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente