Parceria entre Enoch e Hospital de Amor de Barretos traz carreta ”Missão Gênese” para Guaíra

O projeto faz uso da gamificação para levar conhecimento sobre saúde, prevenção e autocuidado, proporcionando experiência de imersão em uma jornada de aprendizado

Cidade
Guaíra, 30 de abril de 2019 - 10h57

A escola Enoch Garcia Leal, engajada na melhoria da aprendizagem de seus alunos, iniciou no dia 22 de abril o projeto ”Missão Gênese: Uma Jornada Nanocientífica” desenvolvido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Amor de Barretos, com objetivo de difundir a cultura e o conhecimento sobre autocuidado e prevenção do câncer com os alunos do 8° e 9°ano.

A Missão é realizada através de uma carreta, que ficou estacionada em frente à unidade escolar guairense até a data de hoje dia 30 de abril, e faz uso da gamificação para proporcionar uma experiência que visa abordar um tema complexo de maneira lúdica, transformando adolescentes estudantes em protagonistas de uma aventura de investigação científica.

Cada participante tem um papel diferente e fundamental na missão. Trabalhando em equipe, formada por seis pessoas, eles aprendem, por meio de jogos e desafios, que hábitos saudáveis e escolhas inteligentes trazem enormes benefícios e diminuem o risco de se desenvolver câncer ao longo da vida.

A mecânica gamificada e a linguagem adaptada à realidade dos adolescentes proporcionam um maior envolvimento com o tema, além de uma melhor compreensão e assimilação da mensagem transmitida. ”Os temas abordados nessas atividades são inseridos por meio de jogos interativos dispostos em 5 setores e a magia principal ocorre no setor 3, que é dividido em 6 estações de jogos. Dessa forma, são formados vários grupos de alunos para realização das atividades na unidade móvel” explica a equipe do Hospital de Amor responsável pela carreta.

O tempo necessário para que cada grupo passe por todas as estações é de aproximadamente 40 minutos e são abordados os seguintes temas: Alterações celulares e o câncer; Fatores ambientais implicados na carcinogênese; Exposição solar; Estilo e hábitos de vida (tabagismo e alcoolismo); Poluição do ar, solo e água; Hábitos saudáveis para a saúde: conscientização (prática de exercícios físicos, nutrição).




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos