PIB do agro se mantém estável no 2º tri

Agro
Guaíra, 3 de setembro de 2017 - 10h56

Para Agroicone, estabilidade é boa, já que agropecuária costuma contribuir negativamente nessa época

A estabilidade do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre de 2017, divulgada na última sexta-feira, 1º de setembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representa um resultado positivo para o setor, pois, sazonalmente, a agropecuária contribui de forma negativa para o PIB neste período, avalia o diretor de Estratégia e Novos Negócios da Agroicone, André Nassar.

Os dados do IBGE mostram que o PIB do setor – que considera apenas a produção e exclui a agroindústria e os insumos – ficou estável no segundo trimestre de 2017 ante o trimestre anterior (com 0% de variação), avançou 14,9% sobre igual trimestre de 2016 e acumula alta de 6,2% nos quatro últimos trimestres, o único setor positivo entre os avaliados.

Segundo Nassar, o pico da safra de verão é capturado no primeiro trimestre do ano e café, cana-de-açúcar e a segunda safra de milho também dão sua contribuição, mas apenas no terceiro trimestre. “Um resultado estável neste segundo trimestre ainda é reflexo positivo de uma safra de grãos muito grande. Isso significa que teremos um crescimento enorme do PIB agro no total do ano”, estima.

Em relação a igual período de 2016, o PIB do setor avançou 14,9%, desempenho que, de acordo com André, não apenas recupera as perdas obtidas no ano passado como ainda representa um aumento significativo.

Em nota, o IBGE afirma que a alta de 14,9% veio paralela ao crescimento nas estimativas de produção anual e ganho de produtividade do milho (56,1%), soja (19,7%) e arroz (16,3%). No acumulado do semestre, o PIB agropecuário soma elevação de 15%.

Fonte: Estadão Conteúdo


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Agro
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente