Posto de saúde do Tonico Garcia terá programa “Saúde na Hora”

Iniciativa do Governo Federal contempla unidades de saúde que abrigam no mesmo prédio pelo menos três equipes de Saúde da Família, sendo a USF do Tonico Garcia a única nesta condição

Cidade
Guaíra, 13 de maio de 2020 - 23h51

A partir do dia 19 de maio, a USF José Adalberto Lelis Garcia, no bairro Tonico Garcia, vai estender a seu funcionamento até às 19h. Este incremento vem na esteira da implantação do programa do Governo Federal “Saúde na Hora”, que prevê o atendimento ininterrupto de 12 horas por dia nos postos da saúde básica. Porém, existe a condicionante da unidade abrigar, no mesmo prédio, pelo menos três Equipes de Saúde da Família e no município somente essa USF funciona nesta condição.

Ressaltando que os pacientes que têm como referência, e podem passar por atendimento no “Saúde na Hora”, são aqueles que residem nos bairros de abrangência daquela unidade, os serviços ofertados serão os mesmos da carga de horário atual, como consultas médicas, curativos e, entre outros, vacinas.

COVID-19

Vale ressaltar que, seguindo determinações técnicas do Ministério e Secretaria Estadual de Saúde, essa unidade, bem como todas as outras USFs da rede municipal, durante a pandemia de coronavírus, estão atendendo de forma integral somente: gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz no prazo de 45 dias), crianças, de até 1 ano e portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, por exemplo.

Não estão sendo feitos atendimentos de rotina, no entanto, os pacientes que apresentarem sintomas respiratórios leves, como tosse, febre e dor de garganta podem procurar a unidades de referência. Agora, se o sintoma for falta de ar, um indicativo Covid-19, ou outras situações de urgências ou emergências, como caso de traumas, agravos cardíacos ou neurológicos, e outros, que representem risco a vida ou intenso sofrimento, o usuário da rede pública de saúde deve se dirigir ao Pronto Atendimento Municipal, que funciona anexo à Santa Casa, no antigo ambulatório.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente