Prefeito não descarta possibilidade de lockdown para os finais de semana em Guaíra

O governo municipal está preocupado com os casos de coronavírus, que continuam crescendo rapidamente no município

Cidade
Guaíra, 14 de junho de 2020 - 12h13

Diante ao crescimento de casos de coronavírus em Guaíra, inclusive, ultrapassando o limite de até 5% contágio/dia, o prefeito José Eduardo Coscrato Lelis não descartou a possibilidade de medidas mais rígidas para conter a doença.

Entre elas, estaria um possível lockdown aos finais de semana. “Estou preocupado com a Covid-19, já estou alertando que se tivermos um aumento nessa preocupação, vou fazer como algumas cidades do interior: um lockdown aos finais de semana, por exemplo, sexta, sábado e domingo, ou sábado, domingo e segunda”, disse o Chefe do executivo.

Segundo Lelis, apenas os serviços de venda de medicamentos e de combustível funcionariam. “Fecha tudo, ficam só farmácia e posto abertos. Estou sentindo o comportamento da população [par tomar a decisão], pois na quinta-feira (11), o parâmetro de 5% aumento/dia extrapolou e isso é preocupante”, alertou.

“Se eu não ver diminuição, não dispenso a ideia de fazer um lockdown não. Baixo decreto e fechamos tudo, bar, restaurante… Deixamos a cidade em confinamento por uns 3, 4 dias, porque isso impacta da desaceleração da contaminação.”

Lockdown

Lockdown é a versão mais rígida do distanciamento social e quando a recomendação se torna obrigatória. É uma imposição do Estado que significa bloqueio total.No cenário pandêmico, essa medida é a mais rigorosa a ser tomada e serve para desacelerar a propagação do novo Coronavírus, quando as medidas de isolamento social e de quarentena não são suficientes e os casos aumentam diariamente.

Como funciona o lockdown?

Consiste em restringir a circulação da população em lugares públicos, permitindo apenas, e de forma limitada, para questões essenciais, como ir à farmácias, supermercados ou hospitais. O descumprimento dessa regra pode acarretar multas e em toque de recolher, dependendo do governo local.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente