Secretário de saúde diz que ainda não recebeu orientação para testes nos isolados

Entretanto, enfermeiro garante que postos de saúde já estão fazendo nas pessoas a partir do 14º dia de isolamento

Saúde
Guaíra, 13 de julho de 2020 - 23h29

Há pouco mais de 10 dias, o jornal O Guaíra publicou a matéria “Pessoas colocadas em isolamento deverão ser testadas para a covid-19”, informando que os guairenses colocados em quarentena teriam o direito de fazer os testes para a doença a partir do 14º dia de isolamento.

Entretanto, em conversa com o Secretário de Saúde municipal, Jorge Uatanabe, o mesmo confirmou que ainda não possui nenhuma orientação da DRS (Departamento Regional de Saúde) Barretos e que essas pessoas só serão testadas após a chegada de novos testes do governo estadual, o que ainda não ocorreu. “Para os isolados começa a ser feito a partir do momento que eles mandarem os testes. Eles ainda não mandaram. E ainda não temos previsão de chegada. Não recebi nenhum comunicado. DRS não nos passou nada ainda, nenhuma orientação”, disse. “Fiquei surpreso quando saiu a noticia [no jornal O Guaíra], porque não recebemos o testes, nenhuma orientação e já saiu na mídia. Alguns vídeos estão sendo publicados com informações que a secretaria de saúde não tem. Não temos essas informações.”

Jorge ainda disse que a população não deve confiar em vídeos que não tenham o logo da prefeitura. “Não acreditem em vídeos que não têm logomarca da prefeitura que sejam feitos por particulares”, continuou.

O secretário se refere a um vídeo publicado pelo enfermeiro da saúde pública e funcionário público municipal, Anderson Lima, que está na linha de frente de combate à Covid-19. Em sua postagem, Anderson afirma que todas as pessoas colocadas em isolamento domiciliar pela secretaria de saúde devem ser testadas para o novo coronavírus em seu 14º dia de quarentena.

E Anderson reafirma sua declaração. “Saiu no Diário Oficial Do Estado. O paciente tem direito. É lei. E recebi o e-mail da DRS com essa informação. Inclusive, esses testes já estão sendo feitos. A orientação é após 14 dias de isolamento; todos os paulistas têm direito a fazer o exame. E estão fazendo os exames! Inclusive pessoas em Guaíra já procuraram o postinho após o 14º dia e foram testadas”, confirma.

Quase mil testes

O secretário de saúde declarou que Guaíra ainda possui quase 1000 testes rápidos para serem realizados na comunidade. Porém, ele não garante precisão. “Temos assistido a uma imprecisão desses testes. Porque dá muito falso positivo ou negativo e isso traz alguns transtornos para familiares e empresas. Então, estamos tentando fazer o esquema Swab, que faz coleta de secreções nas narinas e na garganta, que dá precisão de 99% de acerto sendo que teste rápido dá 60% de acerto.Então,preferimos fazer esse Swab. Esse é mais seguro, mas demora dois dias e só fazemos nos pacientes que apresentarem os sintomas e tiverem indicação médica”, explica Jorge.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Saúde
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente