Universitárias do Unifeb criam esmalte cromático que detecta substância sedativa

Agora
Guaíra, 8 de junho de 2016 - 08h03

Aplicado em unhas postiças, de material plástico, o esmalte altera sua cor, de azul para rosa, quando entra em contato com bebidas misturadas com o remédio 

Foto: Nivaldo Júnior

Foto: Nivaldo Júnior

Um grupo de estudantes do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, Unifeb, desenvolveu, como trabalho científico, um esmalte que muda de cor em contato com bebidas misturadas com Alprazolam, um dos medicamentos mais utilizados por jovens estudantes dos Estados Unidos, segundo pesquisa feita em publicação do periódico jornalístico americano Triangle Business Journal.

Aplicado em unhas postiças, de material plástico, o esmalte altera sua cor, de azul para rosa, quando entra em contato com bebidas misturadas com o fármaco, detectando assim o remédio. As universitárias revelam que a ideia inicial era apenas produzir um esmalte cromático, mas a proposta evoluiu ao pesquisarem sobre quais eram os remédios mais utilizados em festas por jovens e estudantes nos Estados Unidos e constatar o sedativo Xanax, no brasil comercializado como Alprazolam, utilizado pelas alunas do Unifeb para a produção do esmalte.

De acordo com a aluna Giulia Brandemarte, a proposta do trabalho é pesquisar e apresentar algo que contribua para a sociedade, especialmente para jovens. O esmalte foi testado em diversas bebidas misturadas com o remédio, como água, vinho e vodka. “A intenção era testar em bebidas de teor alcoólico, pois geralmente o medicamento é misturado nelas durante as festas”, revelou a universitária.

Apresentado durante a XV Mostra de Trabalhos Interdisciplinares do Unifeb, no início de junho, o esmalte cromático foi desenvolvido pelas alunas do curso de engenharia química: Fabiana Capodifoglio, Giulia Rojas Brandemarte, Juliana Taha, Rita de Cássia Pereira e Mylla Christie; Gabryelle Soares, aluna do curso de engenharia de produção e orientado pelo professor Antônio Marangoni.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Agora
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente