UPA é oficializada como Clínica de Especialidades

O Ministério da Saúde autorizou definitivamente  que o prédio da UPA se torne a Clínica de Especialidades de  Guaíra “Dr. Orlando Garcia Junqueira” 

Cidade
Guaíra, 2 de junho de 2020 - 07h49

Na última semana, o Ministério da Saúde autorizou definitivamente que o prédio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) se torne a Clínica de Especialidades de  Guaíra “Dr. Orlando Garcia Junqueira”, inclusive com a mudança de fachadas e layout.

O prédio da Unidade que há um ano, passou a atender as Especialidades, foi a alternativa encontrada pelo prefeito José Eduardo Coscrato Lélis de utilizar o espaço.

De acordo com o Secretário de Saúde, Jorge Uatanabe do Prado, a possibilidade de readequação deste imóvel veio por meio de uma portaria do Governo Federal de novembro de 2018. “Isso nos  permitiu que fossem utilizadas as estruturas de saúde concluídas, como a UPA, para outra finalidade de assistência dentro da área da saúde, sem precisar devolver recursos federais e buscamos a alternativa de implantar as especialidades no local”, ressaltou.

“A destinação do Prédio da UPA para o atendimento de especialidades permitiu que o cidadão guairense tivesse qualidade no atendimento como também na estrutura médica. Sentimos que a população aprovou, além de que nos permitiu realizar a interligação do Pronto-Socorro com a Santa Casa, que hoje oferece um atendimento mais rápido, ágil e de qualidade nos procedimentos de pacientes  de urgência e emergência”, explicou o prefeito José Eduardo.

Hoje, Guaíra oferece 19 especialidades: Cardiologia (Dr.  Rafael dos Santos Zeme), Endocrinologia(Dra. Tatiana Costa Ignácio), Dermatologia (Dra. Paula Ayrumi Moritsugo), Gastroenterologia (Dr. Lauriano Aparecido Dias), Hepatologia (Dr. Lauriano Aparecido Dias), Otorrinolaringologia (Dr. Cássio Meinberg Gearge), Urologia (em contratação), Pneumologia (Dra. Ana Lúcia Oliveira de Carlos Gerarde), Neurologia (Dr. Adriano Moyses Cristino), Neurocirurgia (Dr. Flávio  Mateus Mashironi de Carvalho), Oftalmologia (Dr. Jorge Massaro Moritsugo ), Cardiovascular (Dr. Eurico Mariano de Souza Filho), Ortopedia Clínica (Dr. Marcelo Suzuki Matushita), Ortopedia Cirúrgica (Dr. Luiz Gustavo Resende Ferreira), Cirurgia Geral (Dr. Said Abdala Zeme Neto), Psiquiatria (Dr. Ivan Sergio Pertroucic e Dra. Emanoela Afonso Césario), Psicologia (Verônica Borges Braghin), Fisioterapia (Eder Lucio Bagatini Saud e Juliana Martins Barcelos) e Anestesia (Dr. Ricardo Cid Pardi).

No local ainda estão instalados: a Regulação de Vagas, setor responsável pelo agendamento de atendimentos a pacientes que necessitem de encaminhamento para unidades de saúde de outras cidades; sala de vacinação antirrábica; e controle de armazenamento de vacinas humanas.

Os exames cardiológicos, mapeamento de pressão/ hotery e Eletroencefalograma e de imagens, como o Raio-x e o ultrassom, seguem sendo realizados na Santa Casa de Misericórdia.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente