19 pessoas foram orientadas pelo Pronto Socorro Municipal a permanecerem em quarentena

Secretaria de saúde esclarece que os cidadãos apresentaram sintomas respiratórios, , mas não entraram no quadro de suspeitos por não haver os sintomas da doença COVID-19

Saúde
Guaíra, 26 de março de 2020 - 00h22

Após especulações pelas redes sociais de que haveria dezenas de pessoas no município mantidas em quarentena com possível suspeita de coronavírus, o Jornal O Guairá entrou em contato com o secretário de saúde, Jorge Uatanabe do Prado, para mais esclarecimentos.

De acordo com o chefe da pasta, não há nenhum suspeito de coronavírus na cidade, até o momento. O único caso que aguardava resultados dos exames foi negativado na manhã de ontem (25). Conforme confirmação do governo municipal, o município não possui nenhum caso confirmado ou suspeito.

O que Jorge esclareceu é que algumas pessoas, que passaram pelo Pronto Socorro e apresentaram sintomas respiratórios, foram orientadas a se manter em quarentena, mas não entraram no quadro de suspeito por não haver os sintomas da doença COVID-19.

“Até terça-feira, 25, horário que fechamos nossas planilhas, tínhamos 19 pessoas com resfriados; não é coronavírus. Mas pedimos para ficarem em casa, porque, caso surjam sintomas de corona, elas entrarão em contato para que possamos seguir com os procedimentos de acordo com o Ministério da Saúde”, disse.

Fique em casa

O secretário ainda declarou que esses munícipes que foram orientados a permanecerem em casa, não devem sair de maneira nenhuma. “Caso houver denúncia de que esses cidadãos estão andando pelas ruas da cidade, a prefeitura, o Estado ou o Ministério Público poderão tomas as providências cabíveis dentro da lei. Estamos firmes na fiscalização”, contou. “Pessoas em quarentena não devem sair de casa”, adicionou.

Quarentena

No dia 23, entrou em vigor em todo o Estado de São Paulo a quarentena de enfrentamento ao coronavírus. A decisão do governo estadual foi ratificada pela Prefeitura de Guaíra que instituiu uma série de medidas de restrição ao trânsito e a aglomeração de pessoas para se evitar a propagação do vírus.

Para dar cumprimento à medida, o governo municipal vem contando com a fiscalização do Departamento de Posturas e também da Guarda Civil Municipal, tendo o apoio da Polícia Militar. Até o momento, verificou-se que a população e o comércio se adequaram às exigências da lei e raras exceções têm sido constatadas pelos agentes.

Os infratores do período de quarentena podem ter seus alvarás de funcionamento suspensos ou até serem penalizados com multas pecuniárias. “Durante toda esta terça-feira nos casos de descumprimento da quarentena os proprietários dos estabelecimentos comerciais que infringiram a legislação foram orientados. A partir de agora em caso de reincidência os mesmos poderão ser multados em R$ 2.356,00 e, na sequência, se necessário, poderá ocorrer o fechamento coercitivo do estabelecimento, com a participação da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, caso seja necessário”, explicou o Chefe do Departamento de Fiscalização de Posturas, Edivaldo Faria.

A Guarda Civil Municipal está recebendo as denúncias feitas pelos munícipes sobre eventuais descumprimentos da legislação. “Estamos com nosso efetivo de prontidão e realizando patrulhamentos, inclusive com a participação dos novos guardas que estão em formação, para que a quarentena seja cumprida. No primeiro momento orientamos eventuais descumprimentos. A partir de agora, mediante fiscalização do Departamento de Posturas, poderemos adotar medidas mais duras para que todos cumpram com a determinação sanitária”, disse o Comandante da Guarda Civil Municipal, GCM Esmeraldo Palhares.

Para denúncias, o cidadão pode ligar durante 24 hrs na Guarda Civil Municipal pelo telefone 3331-2273. Já as denúncias diretamente ao Departamento de Fiscalização de Posturas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 08h30 as 16h30 pelo telefone 3331-5865.

 

 

 

 

 


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Saúde
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente