A partir dessa semana, Saúde vacinará idosos de casa em casa

Não haverá vacinação de gripe H1N1 para pessoas acima de 60 anos nas unidades de saúde, que vão aplicar as doses apenas nos profissionais de saúde, nessa primeira fase da campanha

 

Saúde
Guaíra, 31 de março de 2020 - 07h03

A secretaria municipal de Saúde reorganizou a sua participação na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (vírus Influenza) e, a partir desta semana, vacinará em casa pessoas acima de 60 anos e acamados que fazem parte do primeiro grupo definido pelo Ministério da Saúde, que inclui ainda os profissionais da Saúde.

De acordo com o secretário da pasta, Jorge Uatanabe do Prado, a medida reduz ainda mais os riscos de disseminação do coronavírus entre os idosos, que estavam sendo vacinados nos postos de saúde da cidade. Agora, para evitar o deslocamento do grupo de maior risco para o COVID-19, o atendimento foi definido para ser realizado na própria residência do público-alvo.

“Como estamos recebendo uma quantidade pequena do Estado, e até a próxima semana será para idosos e acamados, para que não tenha aglomeração nos postos de saúde, a partir dessa semana, estaremos fazendo as vacinas nos idosos em casa”, disse.

Jorginho destacou que o setor está formando equipes, compostas de agentes de saúde, técnicos de enfermagem e enfermeiros, que estarão devidamente identificados. “Estamos nos preparando e iremos até sua casa fazer a vacina. Por isso, informo que não há necessidade de ir até o posto se vacinar”, completou.

Para evitar, de qualquer maneira, que pessoas acima de 60 anos se arrisquem ao se deslocarem aos postos de saúde, o secretário enfatizou que não será disponibilizada vacina para esse grupo prioritário nos PSF’s. “Pessoas idosas que não foram vacinadas nos aguardem em suas casas, não saiam nas ruas. Não estaremos fazenda vacina para acima de 60 anos nos postos”, alertou.

Entretanto, profissionais de saúde, que também fazem parte dessa 1ª fase da campanha de vacinação contra a gripe, podem procurar o Posto de Saúde da Família mais próximo de sua residência para se imunizar. “Vamos deixar 5% das doses que chegar para esse grupo prioritário”, adicionou Jorginho.

Etapas da campanha de 2020

Neste ano, são três etapas definidas pelo Ministério da Saúde, responsável por encaminhar as doses aos Estados. A primeira começou no dia 23, voltada a idosos e trabalhadores da saúde. A partir do dia 16 de abril, serão vacinados os professores, equipes que trabalham nas forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas, como asma, diabetes, doenças imunossupressoras e outras.  No dia 9 de maio, começa a terceira etapa que será para gestantes, puérperas (com até 45 dias após o parto), crianças a partir de seis meses e menores de seis anos, povos indígenas e demais grupos prioritários, inclusive dois novos públicos inseridos a partir deste ano: os adultos de 55 a 59 anos e as pessoas com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla). Na data de início dessa última etapa também está previsto o “Dia D” de Mobilização Nacional, quando os postos deverão funcionar no sábado, das 8h às 17h.

“A vacina previne a população alvo contra o vírus Influenza de três tipos e é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe, otites e sinusites. É indispensável que as pessoas respeitem as etapas para que não haja aglomerações nos postos, evitando a transmissão de doenças respiratórias, como a COVID-19 e a própria gripe”, explica a diretora de Imunização da Secretaria Estadual, Nubia Araujo.

As doses produzidas pelo Butantan nesse ano são constituídas por três cepas de Influenza: A/Brisbane/02/2018 (H1N1)pdm09; A/South Austrália/34/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Saúde
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente