AOS NOSSOS LEITORES

Cidade
Guaíra, 22 de setembro de 2021 - 10h36

Mais uma vez, teremos que nos defender perante a justiça. Recebemos, recentemente, um comunicado de que a chapa liderada pelo atual prefeito interino Edvaldo Moraes entrou com uma ação nos acusando de beneficiamento da candidatura de um concorrente, por tê-lo colocado em duas edições impressas – informações sobre sua campanha.

Nossos advogados já estão tomando as devidas ações cabíveis, mas gostaríamos de afirmar que, com a recente pandemia, tivemos que migrar com mais ênfase para versão digital, onde distribuímos a mesma quantidade de jornais (digitais) em todas suas edições. Cabe ressaltar que o maior acesso deste ou daquele exemplar é em sua grande maioria devido ao interesse de nossos leitores, de matérias com maior ou menor impacto em suas vidas. Em se tratando de matérias em época de eleição, colocadas no jornal de forma gratuita, e de todos candidatos, a maior ou menor audiência estão diretamente associadas à qualidade do material, enviado para nós pelas respectivas assessorias, proibindo sempre aquelas que tragam ataques pessoais e/ou um sensacionalismo que extrapolam o bom senso.

Mais uma vez, de forma no mínimo equivocada, nos colocam no epicentro da “guerra” política, para atingir um adversário, mesmo sabendo que não construímos os fatos, apenas o noticiamos. E a forma isonômica como agimos será demonstrada nos autos do processo.

Há tempos nos deparamos com narrativas de “golpe” anunciadas exaustivamente – principalmente – nas redes sociais e que o Jornal O Guaíra não corrobora. Pois teorias da conspiração como essa tentam, em vão, colocar juízes, promotores, procuradores e desembargadores dentro de um conluio coletivo que não existe, pois se assim fosse o estado democratico de direito não existiria mais em nosso país. 

Muitas vezes, o que se vê em uma sociedade cada vez mais conectada é uma espiral negativa de abusos e extrapolação, usando a liberdade de expressão como pano de fundo para criação de verdadeiros gabinetes do ódio, capitaneados por pessoas preparadas para desconstruir indivíduos e fatos, com  ataques à honra e dignidade, com injúrias, difamações e calúnias, contribuindo com isso para um círculo vicioso de ataques e contra-ataques, sem premissas bem definidas, que aumentam a desinformação de uma sociedade que anseia por uma informação que as leve a construir um melhor convívio social. 

A pandemia acelerou a questão online e, por isso, os excessos estão aí e devem ser punidos. Mais do que isso, temos que aprofundar essas investigações e com a ajuda da própria sociedade punir exemplarmente quem financia esta balbúrdia. 

O Jornal O Guaíra vem a público reiterar que, mesmo tendo a anuência dos poderes constituídos, em apoiar qualquer candidato que se apresente, continua sendo um veículo de imprensa plural, em respeito aos seus leitores e patrocinadores, independente das bandeiras que defendem, ou se apoiam A, B ou C. Temos compromisso com a cidade e continuaremos a relatar tudo aquilo que atinge nossa comunidade, a mostrar aquilo que está sendo feito e também aquelas demandas que estão por fazer. Infelizmente, vivemos tempos difíceis e para a imprensa não é diferente. Somos colocados muitas vezes no mesmo balaio daqueles que fazem um jornalismo de militância, geralmente pagos e que nada agregam ao bom debate. 

Mas queremos reafirmar que, mesmo sendo um jornal pequeno e de uma cidade do interior paulista, garantimos aos nossos leitores e apoiadores que enquanto Deus nos permitir, continuaremos a trabalhar em favor de Guaíra, baseados na ética e compromisso com os valores que sempre nortearam nossas páginas nesses 92 anos de história.

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente