Asilo Nossa Senhora D’Aparecida amplia sua produção própria de energia

Novo recurso irá gerar economia de R$11 mil ao ano e permitirá à instituição investir em melhorias no atendimento

Geral
Guaíra, 25 de fevereiro de 2020 - 08h00

Mais uma grande conquista para o Centro de Ação Social Nossa Senhora D’Aparecida. O Asilo de Guaíra ampliou o sistema de produção de energia solar fotovoltaica, passando a gerar 70% do que consome.

A primeira etapa do sistema de geração foi instalada há 2 anos na instituição, com 64 placas que garantiam produção de 40% da energia consumida mensalmente. O projeto, iniciado em 2017, foi apoiado pela Usina Colorado e pela SADA. À época, a entidade foi a segunda no Brasil a aderir essa iniciativa de sustentabilidade.

Já no final de 2019, com apoio de um Instituto e de uma Fundação de uma cooperativa de crédito, através da Ação Social Cooperada, o Asilo instalou mais 34 placas fotovoltaicas, ampliando a geração de energia para o equivalente a 70% do consumo.

A gerente Carla Peres Silvério conta que a ideia desse projeto surgiu como uma atitude diante da oscilação frequente na bandeira da conta de luz. “Ter essa tecnologia no Centro é não só uma garantia de sustentabilidade, mas também de segurança e conforto para os nossos atendidos e economia na nossa gestão”, afirma.

O sistema tem garantia de até 30 anos e vai gerar economia aproximada de R$11 mil ao ano com a segunda etapa de implantação. O consultor da Ação Social Cooperada, Adalardo Martins, acompanhou de perto a execução do projeto. “Isso mostra que as instituições, quando bem orientadas, conseguem pensar em projetos mais sustentáveis que geram impacto econômico e ambiental no Terceiro Setor, diferente do habitual, voltado para as doações pontuais que resolvem problemas também pontuais sem pensar em desenvolvimento sustentável”, analisa.

O vice-presidente da instituição, Júlio “Mineiro”, afirma que a economia adquirida será revertida em serviços para os idosos. “É muito importante pensarmos em sustentabilidade e levar esse recado para a comunidade e nossos apoiadores: fazer, fortalecer, pensar e executar no intuito de gerar mais qualidade no nosso atendimento e crescer em projetos. Fica aqui meu muito obrigado em nome de toda a diretoria”, salienta Mineiro.

O Asilo

Presente há mais de 80 anos na comunidade de Guaíra, o Centro de Ação Social Nossa Senhora D’Aparecida iniciou como uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e hoje é referência em atendimento de idosos. Além do serviço de acolhimento regular, que atende 36 idosos com atendimento multidisciplinar 24 horas, conta, desde 2016, com o serviço Centro Dia do Idoso, para atividades e apoio diário com atendimento a 13 pessoas.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente