Atenção: queda brusca na temperatura a partir de hoje (28) na região

A previsão é de mínimas de 3°C e sensação térmica de 2°C na região de Barretos e possível formação de geada. A  Defesa Civil do Estado pede atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua

 

Cidade
Guaíra, 28 de julho de 2021 - 08h48

Uma forte frente fria começou a mudar o tempo no estado de São Paulo ontem, 27 de julho. O sol ainda apareceu forte na região de Guaíra e a sensação de calor predominou. Porém, o vento se intensificou com a aproximação da frente fria durante à noite, com algumas pancadas de chuva em partes do estado.

Hoje, 28,  a forte massa de ar frio de origem polar desta frente fria começou a atuar, causando brusca queda da temperatura na maior parte do estado, inclusive em Barretos e região. Será a onda de frio mais forte do inverno até agora, de acordo com dados do Climatempo.

A Defesa Civil do Estado informa que haverá momentos de frio intenso e formação de geada em Guaíra. Como há previsão para mínimas de 3°C e sensação térmica de 2°C, ressalta-se ainda a importância de atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua. Além disso, recomenda-se não fazer fogueiras e manter hidratação constante.

 

Recorde de frio deste século?

O século 21 começou em 1 de janeiro de 2001. Então, tecnicamente está correto dizer que no fim desta semana, se a temperatura no Mirante de Santana (estação meteorológica do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, na zona norte da cidade de São Paulo), atingir a marca de 3,4°C, será a menor temperatura do século 21 registrada na cidade de São Paulo. 

 

Chuvas

Com o deslocamento da frente fria, a chuva ainda está prevista para o Sudeste (leste de São Paulo com maiores volumes), sul de Minas Gerais, e na sequência, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Ainda hoje (28), a presença de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico, intensificará os ventos no litoral da Região Sul e também favorecerá a incursão de umidade nas serras gaúcha e catarinense. A combinação de umidade com o ar frio poderá favorecer à ocorrência de chuva congelada e/ou queda de neve nas áreas de maior altitude.

 

Geadas pelo país

Segundo análises dos Meteorologistas do Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), há indícios de ocorrências pontuais na região da Campanha Gaúcha, na fronteira com o Uruguai. Já nesta madrugada de quarta-feira, há previsão de geadas amplas, que podem chegar à forte intensidade em algumas áreas, em todo interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além do sul e sudoeste do Paraná e, com menores chances, de forma mais pontual e de menor intensidade, entre o noroeste do Paraná e o extremo sul do Mato Grosso do Sul. 

No dia 29/07, há previsão de geada ampla em praticamente toda a Região Sul, sul do Mato Grosso do Sul e sudeste de São Paulo (com intensidade variando de moderada a forte). Também não se descarta episódio pontual de chuva congelada nas áreas de maior altitude da Serra da Mantiqueira (divisa entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro – região de Itatiaia);

Já no dia 30/07 a previsão de geada se entende para todo o estado de São Paulo, sul, Campo das Vertentes, oeste, Triângulo e Alto Paranaíba em Minas Gerais (área de divisa com São Paulo – Serra da Mantiqueira, poderão ter intensidade moderada a forte). Também poderá ocorrer de forma mais isolada no sul de Goiás.

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente