Campanha de vacinação contra sarampo continua nas unidades de saúde

Objetivo é aumentar cobertura vacinal da campanha, inferior a 7% na população de 30 e 49 anos; vacina deve ser aplicada em todos adultos nessa faixa etária

 

Saúde
Guaíra, 25 de setembro de 2020 - 09h35

A campanha de vacinação contra o sarampo continua até o final de outubro. O principal objetivo é aumentar a cobertura vacinal em adultos na faixa de 30 e 49 anos, que foi de apenas 6,7%, com 845,5 mil vacinados, de um total de 12,6 milhões de pessoas neste público em todo o estado.

As doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, continuam sendo aplicadas neste grupo de forma indiscriminada, ou seja, estas pessoas devem receber um reforço mesmo que já tenham as duas doses completas na carteirinha.

Já para a faixa de crianças de 6 meses a adultos de 29 anos, um profissional de saúde avalia a situação vacinal e, se preciso, aplica a dose para os casos que ainda não tiverem o esquema de imunização completo.

A circulação do vírus do sarampo se mantém ativa no Estado. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde convoca todos os cidadãos que ainda não receberam as doses da vacina, para que compareçam aos postos para serem imunizados. “A vacina é eficaz e a maior aliada para a maior prevenção contra diversas doenças, inclusive o sarampo. Atualizar a caderneta e manter a situação vacinal em dia é fundamental para proteção efetiva”, diz a diretora de imunização, Nubia Araujo.

Todas as unidades mantêm protocolos de segurança para profissionais de saúde e pacientes como o uso de máscara, que é obrigatório.  Os profissionais também orientam os pacientes para manter a organização da fila e do ambiente, visando à prevenção da COVID-19. Nesse sentido, também é feita triagem para eventual identificação de sintomático respiratório.

 


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Saúde
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente