Casa de cultura interditada

Chuvas causam danos a Casa de Cultura e prefeitura interdita o local

Cidade
Guaíra, 9 de janeiro de 2022 - 10h19

Nesta semana a secretária de Cultura Deise Garcia da Silva, usou as  redes sociais e mostrou a situação que encontrou na Casa de Cultura, para a secretária houve falta de cuidados na gestão passada. 

No vídeo percebe-se que está jorrando água para todos os lados, inclusive pelas lâmpadas, que queimam cada vez que são substituídas.

Foi feita uma reunião com o departamento de obras , e a solução foi interditar imediatamente,  estão suspensas as reuniões, todas apresentações  e  palestras . 

O forro de gesso está totalmente danificado devido a umidade,  correndo inclusive o risco de cair. Deise Garcia descreve inclusive a situação  “Temos  que interditar o nosso teatro, as salas  estão cheias de agua, é agua pra todo lado,  estamos bastante  preocupados com os  livros  do nosso acervo,  afinal é acervo  da nossa população, a sala de dança jorrando água, jorrando água em cima  ar-condicionado, e na nossa recepção. 

Quando cheguei aqui na da cultura percebi alguns  vidros  quebrados, a nossa porta de entrada estão sendo amarradas com correntes,  precisamos de uma manutenção urgente na nossa casa de cultura, estive com o Prefeito Junão  e teremos que fazer uma nova reforma, vamos ter inclusive de fazer outro anexo,  para atender a nossa demanda da nossa biblioteca”. A situação da Casa da Cultura é grave, muito grave,com a chuva caindo sobre os livros, tivemos que cobrir com plástico e com pano. A gente está socorrendo nossos livros, socorrendo as nossas salas, socorrendo o nosso teatro, ficamos tristes de ver toda essa situação. Tem lugar que não tem porta e nem portal. O camarim está cheio de cupim ,  o cupim tomou conta. 

Os portais foram retirados na outra gestão. Contratamos uma empresa para dedetizar, pelo menos, essa parte do cupim. 

Vamos arregaçar as mangas e vamos mudar a cara da Casa de Cultura. Vocês podem escrever isso. 

O arquiteto  José Milton Nogueira  o Tigoga , secretário de obras falou a nossa redação “ “preliminarmente nós fizemos uma vistoria lá no prédio  e constatamos um punhado de irregularidades , inclusive na execução da obra feita, da reforma “ pseudo-reforma”,  encontramos algumas irregularidades da parte de cobertura , e colocação de telhas, esse tipo de coisa. Será preciso fazer uma nova intervenção  na Casa de Cultura, com essa chuva não tem condição de uso e estamos avaliando e  analisando a situação “ 

Problema recorrente, em junho de 2016 , a vereadora na época Susete Barini já havia detectado o problema 

De acordo com a vereadora Susete Barini, autora da indicação para reforma da Casa de Cultura, o local necessita de reparos há mais de 20 anos, já que as que foram feitas só “chegaram até onde os olhos alcançam”.

 

CASA DE CULTURA – matéria do dia 16 de junho – jornal O Guaíra 

Parte do teto de gesso do cineteatro Abraão Cury da Casa de Cultura “João Augusto de Melo” desabou no início de junho, após uma ruptura por consequência de infiltrações do prédio. O local está interditado e não pode receber nenhum evento.

O prédio também não possui alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros. A prefeitura sempre realizou diversas palestras, peças de teatro, entre outras apresentações, sabendo que o espaço está irregular. A assessoria de comunicação do prefeito Sérgio de Mello confirmou, em 2015, que o local não possui a documentação correta, e que já havia contratado um projeto técnico de engenharia para as adequações do espaço,  mas que, como não havia disponibilidade financeira para a contratação dos serviços na época, as adequações começariam no início deste ano; o que não ocorreu até o momento.

Matéria do dia 07 de junho – Jornal O Guaíra 

De acordo com o diretor de cultura do município, Alex Tomé, o local já está apresentando problemas de infiltração há algum tempo e não é somente naquele espaço, mas por todo o prédio. “No tocante ao prédio da Casa de Cultura, a reforma do telhado se apresenta como principal problema a ser sanado, o que deve ocorrer nas próximas semanas”, disse.

Tomé declarou por telefone que já havia solicitado reformas na Casa de Cultura no último dia 11 de maio por consequência do estado do imóvel e informou, através de nota, que a prefeitura irá tomar providências nos próximos dias. “Conforme procedimento padrão já foi solicitado que a empresa Mundial Engenharia (vencedora do certame licitatório para reformas) realize a troca e reforma do telhado da Casa de Cultura. Durante esta semana a reforma deve ser iniciada, sendo que o teatro permanecerá interditado até a conclusão da obra”, explicou.

Segundo o diretor de cultura, pequenos consertos eram realizados frequentemente. “Medidas vêm sendo tomadas, como troca de telhas e manutenção periódica das calhas, no entanto este é um problema que perdura há anos na Casa de Cultura”, ressaltou Alex.

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente