Começa a última etapa da campanha de vacinação contra a gripe

Crianças com até 6 anos, pessoas com deficiências, grávidas e puérperas devem se vacinar até 17 de maio; a partir do dia 18, foco são adultos de 55 a 59 anos e professores

Saúde
Guaíra, 11 de maio de 2020 - 10h46

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo iniciou ontem (11) a última etapa da campanha de vacinação contra a gripe de 2020, que acaba em 31 de maio. Nas duas etapas iniciais, mais de 10 mil pessoas foram vacinadas em Guaíra e a meta de 90% foi superada entre grupos prioritários.

Conforme definição do Ministério da Saúde, esta terceira etapa foi dividida em duas fases, visando reduzir aglomerações para reforçar a prevenção à COVID-19. A primeira começa hoje e vai até o dia 17, e dedica-se à imunização de pelo menos 90% dos seguintes públicos: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), além da disponibilização de doses para pessoas com deficiência.

A segunda fase ocorrerá entre o dia 18 de maio e 5 de junho, para atingir no mínimo 90% de adultos de 55 a 59 anos de idade, bem como possibilidade de imunização para professores das escolas públicas e privadas. “A vacina previne a população-alvo contra o vírus Influenza e é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe. Lembramos que o respeito às etapas e às orientações dos postos é necessário para que não ocorram aglomerações, de forma a evitarmos a transmissão de doenças respiratórias, como a COVID-19 e a própria gripe”, reforça a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Ana Carolina Minoda. “A vacina não causa gripe em quem tomar a dose, pois é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção”, explica.

Neste ano, as doses são constituídas por três cepas de Influenza: A/Brisbane/02/2018 (H1N1)pdm09; A/South Austrália/34/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria)

 Etapas da campanha de 2020

Etapa 1: iniciada em 23 de março, para idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde; inclusão de profissionais de forças de segurança e salvamento desde 30 de março.

Etapa 2: começou em 16 de abril para portadores de doenças crônicas, comorbidades e outras condições clínicas especiais; caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários; sistema prisional; indígenas;

Etapa 3: a partir de 11 de maio e dividida em duas fases:

1ª fase: de 11/05 a 17/05 para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias.

2ª fase: 18/05 a 05/06 para adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

 


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Saúde
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente