Começa segunda etapa da campanha de vacinação contra Sarampo

O dia D, mobilização nacional, será no dia 30 de novembro (sábado), quando as USF’s estarão vacinando das 8h às 17h

Saúde
Guaíra, 19 de novembro de 2019 - 11h25


O Brasil registrou 3.339 casos confirmados de sarampo em 16 estados, nos últimos 90 dias, de acordo com o novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. O atual boletim aponta a notificação de 24.011 casos suspeitos, sendo que 17.713 (73,8%) estão em investigação e 2.957 (12,3%) foram descartados. Os casos confirmados, neste último levantamento, representam 89% do total de 2019. Não houve novos registros de óbitos.

A maioria dos casos confirmados, 97, 5%, está em São Paulo (3.254), seguidos do Rio de Janeiro (18). Neste ano, Guaíra registrou dois casos.

Neste cenário, o Ministério da Saúde iniciou uma 2º Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que começou ontem (18) e vai até dia 30 de novembro, quando ocorre o Dia D | Mobilização Nacional, com as USF’s vacinando das 8h às 17 horas.

O público-alvo são adultos jovens de 20 a 29 anos. Nessa faixa etária, as pessoas devem ter 2 doses da vacina SCR – Tríplice viral – com intervalo mínimos de 30 dias entre as doses. Guaíra registrou um caso suspeito nesta faixa etária, no entanto, o exame resultou em negativo para sarampo.

ROTINA

A campanha tem como foco o público adulto jovem, mas a rotina das vacinas segue normalmente nos postos. Crianças e adultos devem ficar atentos não somente com a de sarampo, mas qualquer outra.  Sempre que tiver dúvida se a dose foi ou não aplicada, se dirigir a USF do seu bairro, de preferência, portando a carteira de vacinação. Na unidade, há pessoal capacitado para avaliar e atualizar o esquema vacinal de todos pacientes, caso exista vacina faltando. O cuidado deve ser maior com as crianças pequenas, fase da vida quando ocorre a maior parte da imunização na rede pública de saúde.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Saúde
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos