Covid-19: primeiro fim de semana de comércio noturno aberto gera aglomeração

Durante a última semana, o Departamento de Posturas visitou 65 estabelecimentos, apresentou decreto e colheu assinaturas em termo de responsabilidade01

Geral
Guaíra, 1 de setembro de 2020 - 15h23

Na semana em que Guaíra entrou na fase Amarela do Plano São Paulo de enfrentamento da Covid-19, o Decreto Municipal, nº 5.741 de 24 de Agosto de 2020, autorizou a abertura de bares, restaurantes, pizzarias e congêneres, estabelecimentos que movimentam a vida noturna da cidade. O decreto foi  editado na segunda-feira passada (24 de agosto) e tem em seu corpo as regras para a abertura destes estabelecimentos comerciais.

Porém, a mudança gerou aglomeração em diversos locais, com pessoas sem máscaras e desrespeitando o distanciamento mínimo de 1,5m.  Durante a semana (24 a 28 de agosto), o Departamento de Posturas da Prefeitura visitou 65 estabelecimentos, orientou sobre as normas do decreto e colheu assinaturas dos seus responsáveis em um termo de responsabilidade, afirmando ciência do regramento.

Entre as principais medidas para a flexibilização desta fase, estão a limitação de abertura até às 22h, ocupação somente de 40% da capacidade, proibição do ingresso de crianças de até 12 anos, a lotação de 4 pessoas por mesa, e o distanciamento entre estas, além de haver a disposição dos clientes álcool em gel no local de consumo, sabonete liquido e toalhas descartáveis no banheiro.

Com a orientação feita pelo Departamento de Posturas, no final de semana, à noite, a Vigilância em Saúde fiscalizou o comércio noturno e novamente orientou e colheu mais assinaturas nos termos de responsabilidade.

Os agentes da vigilância foram bem recebidos pelos proprietários do comércio, que acataram bem as normas do decreto. “O problema é que os cidadãos estão descumprindo as regras, mesmo depois de serem advertidos pelos comerciantes. Neste sentido, a Saúde clama pela consciência dos frequentadores da vida noturna, que respeitem as regras, porque o Covid-19 é altamente transmissível e em alguns casos é letal”, afirma o governo.

Ressalte-se que o descumprimento do Decreto Municipal, nº 5.741/20 pode implicar na imposição de multas que vão de R$ 276 a R$ 5.245,90 por infração. Quem flagrar descumprimento das normas pode denunciar para Guarda Civil Municipal (GCM) nos telefones 199 e 3331-2273.

Festas

Duas grandes festas foram flagradas no último final de semana. A primeira, no estacionamento da Casa de Cultura e a segunda em uma via do Bairro Antonio Manoel; ambas aglomeraram dezenas de pessoas sem máscaras, com bebidas alcoólicas e ultrapassando o horário permitido, até às 22h.

Ao final, os participantes desses eventos deixaram os espaços repletos de lixo, com garrafas, copos, papéis, etc. A Polícia Militar chegou a “dispersar” os jovens no estacionamento da Casa de Cultura, mas, após a saída da PM, eles retornaram para a “festa”.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente