Hoje é o dia de Nossa Senhora de Fátima! Assim, nos 100 anos da sua aparição a mensagem de Fátima continua como um convite à preservação da nossa Fé.
A data nos recorda o dia13 de maio de 1917, quando Lúcia de Jesus(10 anos), Francisco Marto (9 anos) e Jacinta Marto(7), após a Missa na igreja de Aljustrel, lugarejo de Fátima, foram pastorear o rebanho de ovelhas nas terras do pai de Lúcia, na Cova da Iria. Após um clarão de relâmpago, num céu luminoso e sereno, sobre uma carrasqueira de metro e pouco de altura apareceu-lhes a Mãe de Deus.
Hoje, os irmãos Francisco e Jacinta, que faleceram em tenra idade, serão considerados SANTOS pelo Papa Francisco. Lucia era a mais velha dos três a viveu muitos anos reclusa em um convento mas contou o terceiro segredo para o Papa.
Neste dia 13 de maio, comemora-se ainda o dia da Abolição da Escravatura no Brasil. Lembramos da assinatura da Lei Áurea, sancionada pela Princesa Isabel, que na ocasião substituía seu pai, Dom Pedro II.
A partir da segunda metade do século passado, porém, os negros começaram a fazer novas leituras da nossa história, concluindo que a Abolição não foi um ato tão libertador assim (a escravidão já estava em declínio), porque a abolição não tratou da sobrevivência digna dos ex-escravos: “livres do açoite da senzala, presos na miséria da favela” como cantou a escola de Samba da Mangueira, em 1988. Hoje celebra-se muito mais o 20 de novembro, em que teria morrido Zumbi dos Palmares, líder de um quilombo no século XVII que resistiu por quase 100 anos.