Não há mais espaços para coronéis!

Editorial
Guaíra, 6 de maio de 2017 - 07h22

Quando Fachin matou no peito a bola da Lava Jato, não achava-se que ele fosse substituir Teori Zavascki como esse vinha conduzindo essa complexa operação. Mas ele surpreendeu.

Acelerou o máximo que pode o processo, dando celeridade às delações premiadas. E está fazendo de tudo para que o STF exerça sua função de passar o Brasil a limpo.

Teve, obviamente, esse grande revés do José Dirceu. Enfim se entendeu o encontro de Arlindo Chinaglia e Gilmar Mendes em um hotel em Portugal, revelando por uma turista fortuita: destruir as prisões temporárias que vinham permitindo as delações premiadas que eram a base da Lava Jato. A delação de Palocci iria atingir em cheio grandes figuras do sistema judiciário brasileiro. Chinaglia já tinha os votos de Lewandowski e Toffoli. Precisava de pelo menos mais um. Convenceu Gilmar Mendes com um resumo do que poderia sair de Palocci.

No dia seguinte já começaram a chover pedidos de habeas corpus iguais ao que liberou José Dirceu. Afinal de contas, se o segundo homem mais importante dos dois esquemas de corrupção da história brasileira, o mensalão e o petrolão, pode sair livre, por que não todo o resto? O caminho para se melar a Lava Jato já havia sido desenhado.

E adivinha quem vem em primeiro da fila? O habeas corpus de Palocci. Coincidência, não é mesmo?

Fachin soube sair bem dessa sinuca de bico. Já enviou de cara o pedido para o plenário do STF. Nada de ser julgado na 2ª turma, onde a ORCIM já possui 3 dos 5 votos. Agora eles têm que correr atrás de 6 votos pra conseguir nova soltura.

De quebra ainda liberou enfim o pedido de impeachment de Gilmar Mendes para que Janot, seu eterno inimigo, diga se segue ou não. Pode ser que não vá dar em nada, mas o recado foi dado.

Não há mais espaço para Coronéis no Brasil. Seja no Executivo, no Legislativo ou no Judiciário.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente