Por que hoje é feriado?

Editorial
Guaíra, 21 de abril de 2017 - 07h01

Muitos se esquecem desse herói brasileiro que deu a vida por um ideal.

Esta data homenageia a figura do herói nacional – Joaquim José da Silva Xavier – popularmente conhecido por “Tiradentes” (referência ao seu ofício de dentista).

A celebração desta data é importante porque Tiradentes é considerado um dos bravos brasileiros que lutou pelo desejo de independência do Brasil das explorações e domínio dos portugueses.

Mas, quem foi este homem? Joaquim foi um dentista, comerciante, minerador, militar e ativista político brasileiro e atuava na época do Brasil Colonial nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. ficou conhecido como herói nacional e um mártir da Inconfidência Mineira e a data em que ele foi executado, 21 de abril, se transformou em feriado nacional em sua homenagem.

Tiradentes é considerado um grande líder por ter lutado por seu povo e seus ideais. Apesar de ser o mais humilde entre todos os membros do movimento, foi quem assumiu as maiores responsabilidades.

A história conta que no ano de 1789, uma parte da população de Minas Gerais fez uma tentativa de revolta separatista contra o domínio dos Portugueses no Brasil. Tiradentes foi o maior ativista desse movimento e o único condenado à morte por enforcamento.

Ele foi enforcado e, posteriormente, esquartejado no Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1792. Partes de seu corpo foram expostos nos principais centros urbanos das duas capitais. A sua casa foi queimada e todos os seus bens confiscados.

O nome de Tiradentes está escrito no Panteão da Pátria e da Liberdade Brasileiro (conhecido como o “Livro dos Heróis da Pátria”) desde 21 de abril de 1992.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente