São José – o Patrono da Família

Editorial
Guaíra, 19 de março de 2017 - 07h40

Dia 19 de março, a igreja católica comemora o dia de São José. Esposo de Maria, foi ele que viu o nascimento do menino Jesus e o criou na infância. Na narrativa de Mateus e Lucas, José é descrito como um homem trabalhador, responsável e justo. Dizem que era um ótimo carpinteiro. Mas, em muitos meios, ele era considerado um grande engenheiro para sua época.

Ele é considerado pelos devotos como padroeiro dos carpinteiros. Na arte litúrgica da Igreja, José é mostrado como um homem velho com um lírio e, algumas vezes, aparece ensinando seu ofício a Jesus.

Em muitos países, o dia de São José foi escolhido para ser comemorado também no dia dos pais, como em Portugal, por exemplo.

José tem o título mais alto que um homem pode ter, o de pai adotivo do Messias. É o protetor da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores e das famílias.

Há, na tradição brasileira, a opção de se fazer a “simpatia das frutas” com o intuito de conquistar um objetivo muito almejado. Normalmente, esta simpatia é feita pelas pessoas que desejam arranjar um bom casamento. O ritual consiste em escrever o nome de várias frutas que se costuma consumir, em pedaços de papel, colocar tudo numa caixa e sortear um. A fruta que for sorteada não deverá ser consumida pela pessoa durante um ano, como forma de penitência e promessa para São José interceder no desejo feito pelo fiel.

Na realidade, há a “enchente de São José”, que marca o fim do verão imortalizado nos versos de Tom Jobim, que diz: “São as águas de março fechando o verão, a promessa de vida no seu coração!”

E a meteorologia informa que, normalmente, chove no dia de São José.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente