Em inauguração, prefeitura garante que UTI continuará mesmo após a pandemia

O prefeito interino, Edvaldo Morais, disse que, mesmo que o Estado pare de enviar recursos após o período pandêmico, o governo municipal e a direção da Santa Casa vão garantir que os leitos continuem atendendo a população

Saúde
Guaíra, 20 de junho de 2021 - 10h48

A Santa Casa de Misericórdia de Guaíra inaugurou ontem, 19 de junho, a Unidade de Terapia  Intensiva “Jorge Barbosa do Prado” e o Centro de Diagnóstico por Imagem “Mozar Ignácio de Azevedo”. Trata-se de um marco na história da saúde pública guairense. A UTI foi erguida em tempo recorde, com investimentos de mais de R$ 2 milhões e funcionará dentro do hospital guairense, onde já está em operação o Centro de Diagnóstico por Imagem, por meio do moderno aparelho de tomografia adquirido em 2020 e colocado em funcionamento este ano. 

O ato de inauguração oficial dos dois novos espaços aconteceu na área externa da entrada principal da Santa Casa, cumprindo todas as medidas sanitárias  para evitar o contágio pela COVID-19, como número mínimo de  convidados, medidas de segurança, acesso restrito e controlado às instalações e uso de máscaras. 

As famílias dos homenageados estiveram presentes e agradeceram pelas honrarias. Jorge Uatanabe do Prado, muito emocionado ao falar sobre o pai, relembrou a grande missão que Sr. Jorge teve na cidade, ao ajudar todas as pessoas através de sua farmácia, independente de dias ou horários, sendo um precursor dos “atendimentos de emergência” no município. Ele nomeou a inauguração como um dia “ímpar” para a saúde municipal. “Às vezes, precisam acontecer algumas coisas na vida da gente para tomarmos decisões e com essas decisões surgirem benefícios. Com a pandemia, começamos a vislumbrar a necessidade de aumentar o serviço de saúde para o munícipe e, hoje, nos foi garantido que colocássemos mais qualidade dentro da nossa Santa Casa. Isso graças ao governo de José Eduardo, continuado agora por Edvaldo, a todos os funcionários do setor de saúde, às parcerias público-privadas em nome da Dona Edna, e nossos munícipes que ajudam nosso hospital.”

O Centro de Diagnóstico recebeu o nome do saudoso “Mozar Ignácio de Azevedo”, um dos provedores da história da Santa Casa que mais se dedicou ao aperfeiçoamento do hospital. “Agradeço a todos que estiveram envolvidos na escolha do nome do meu pai para nomear o centro de diagnóstico. Todos que o conheceram sabem que era um homem de visão, arrojado e que trabalhou para que esse hospital tivesse condições de atender a população guairense com qualidade e conforto”, proferiu Paulo Azevedo, em nome da família do homenageado.

O interventor da Santa Casa, Marcio Bento, destacou a dedicação de Jorge Barbosa e Mozart para a saúde de Guaíra e os relevantes serviços prestados à comunidade. “Queriamos inaugurar essa UTI numa outra situação, mais tranquila, mas, infelizmente, com essa pandemia, a gente está vivendo esse terror. Esperamos [com a nova unidade] poder ajudar a salvar vidas, que neste momento é o que mais interessa”, afirmou.

O presidente da Câmara, José Reginaldo Moretti, também esteve presente. “Agradecer a todos, em especial aos profissionais de saúde que vão tocar nossa UTI, melhorando a saúde, respeitando a população. Estamos vendo o desenvolvimento na área da saúde de Guaíra, desde o início da gestão do prefeito José Eduardo, conquistando tomógrafo, cuidado com a Santa Casa e, agora, a UTI.” 

UTI continuará após a pandemia

Em seu pronunciamento, o prefeito interino Edvaldo Morais fez grandes agradecimentos a todos os envolvidos neste momento tão especial para a saúde guairense, entre eles, ele destacou: a câmara de vereadores; à família de Mozart; à família de Jorge Barbosa; à OAB Guaíra; ao presidente da ACIG, Jamel Abdala; ao Dr. Ivan e equipe da nova UTI; aos secretários da prefeitura; à imprensa falada e escrita; à GCM; à família de Edna Coscrato e o prefeito afastado, José Eduardo; a todos os envolvidos na concretização da UTI; entre outros.

O chefe do Executivo também agradeceu ao governo estadual, por custear os leitos e fez mais um grande anúncio. “Caso depois o Estado tire o convênio, a prefeitura e a Santa Casa decidiram assumir a UTI. A unidade já está montada e já salvando vidas, desde respiradores, máquinas de osmose e diálise, etc. Tenho fé em Deus e acredito que esses mais de 170 óbitos que tivemos, muitos foram aguardando leitos de UTI, se tivéssemos nossa com ela aberta, certamente teríamos salvado, no mínimo, 50% dessas pessoas e muitos amigos estariam conosco nesse momento.”

 





TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Saúde
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente