Fomento na economia | Sebrae – SP lança Programa de Desenvolvimento Local em Guaíra

Por meio de um levantamento da vocação econômica do município, será criado um plano de ação estratégico de fomento ao empreendedorismo e a capacitação da mão de obra

Cidade
Guaíra, 22 de agosto de 2019 - 08h30


Na última terça-feira, 20, o Sebrae – SP – Regional de Barretos, em parceria com a prefeitura, fez o lançamento do Programa de Desenvolvimento Local em Guaíra, reunindo um grande número de empresários, representantes de entidades de classe, como a ACIG (Associação Comercial e Industrial de Guaíra), lideranças políticas e gestores de departamentos do governo municipal.

O evento, realizado na sede do Ganha Tempo, contou com a presença dos representantes do Sebrae: As agentes de atendimento do posto de Guaíra, Regilene Aparecida de Souza e Mara Cristina do Santos; o analista de Negócios de Barretos, Adriano Nakamura; e o gerente Regional da entidade, Rafael Matos do Carmo.

Na ocasião foi explicado aos presentes o formato do programa, que pretende, por meio de um grupo de guairenses, fazer o levantamento da vocação econômica do município, como por exemplo, agroindústria e turismo e, através desta pesquisa, criar um plano de ação estratégico de fomento ao empreendedorismo e a capacitação da mão de obra.

”Após criarmos este grupo, que chamamos de ‘governança’ poderemos ter o diagnóstico da vocação econômica de Guaíra e implantaremos o ‘Empreenda Rápido’ para incentivarmos as pessoas a criarem os seus próprios negócios com todo o respaldo técnico do Sebrae. Aquela pessoa que não tiver aptidão para empreender será capacitada para ser contratada pelas empresas da cidade” explicou Rafael Matos do Carmo.

O público presente fez diversos questionamentos aos técnicos do Sebrae, principalmente na forma em que o órgão pode auxiliar o município na geração de empregos, com a vinda de empresas para Guaíra.

”Nós daremos o suporte técnico e a capacitação para o empreendedor e para o trabalhador, propiciando que empresas de outras regiões possam ter Guaíra como opção para se instalar e, assim, gerar emprego e renda para a cidade” completou o gerente Regional.

Presente ao evento, o prefeito José Eduardo Coscrato Lelis também falou sobre o PDL. ”Apenas 10 municípios em todo o Estado conseguiram este programa e, aqui na região, somente Bebedouro. Agora, Guaíra foi contemplada. Esse projeto gera a oportunidade para que possamos trazer as pessoas empreendedoras para dentro do Ganha Tempo, capacitando-as e gerando, assim, renda e emprego para a comunidade. Nós temos que elencar as aptidões econômicas de Guaíra e transformá-la em uma ‘terra’ de muito emprego e receita” disse.

O diretor de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Suzuki, fez questão de frisar a agilidade proporcionada, hoje, pelo município, para quem quer abrir sua própria empresa. ”No Ganha Tempo, a pessoa tem os cursos de capacitação do Sebrae; resolve a questão tributária no departamento municipal; pode conseguir financiamento através do Banco do Povo e ainda selecionar trabalhadores através do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). É muito rápido. Com o Desenvolvimento Local, em parceria com o Sebrae, iremos alavancar o comércio, o agronegócio e a indústria em Guaíra. Estou muito feliz em ver o apoio da sociedade civil a este projeto e tenho certeza que é Guaíra que saíra ganhando” afirmou.

O presidente nacional do Sebrae, Tirso Meirelles, foi procurado por essa reportagem e comemorou o fato de Guaíra entrar para o Programa de Desenvolvimento Local. ”Estamos fortalecendo a cadeia produtiva para que possamos ter condições da diversificação da produção, fortalecer o município e deixar os recursos no município. Queremos dar musculatura para as pequenas empresas para que elas possam ampliar seu mercado. Aí, desenvolvemos os arranjos produtivos, o fortalecimento regional, para que possamos ter independência dos recursos e dar renda e emprego à sociedade de Guaíra e região”.

Uma nova reunião foi agendada para o dia 26 de setembro quando então serão escolhidos os integrantes da ”governança”: O grupo que irá fazer o levantamento das aptidões econômicas do município para que então seja elaborado o plano de ações para incentivo ao empreendedorismo em Guaíra.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos