Grandes empresas da cidade estão cumprindo protocolos rigorosos para manter funcionamento

As usinas Tereos, Guaíra e Colorado seguem medidas de prevenção determinadas pela Organização Mundial de Saúde para proteger e conscientizar seus colaboradores e, consequentemente, seus familiares

Saúde
Guaíra, 27 de junho de 2020 - 22h41

Com o crescimento de casos de Covid-19 em Guaíra e o aumento da fiscalização para que todos os estabelecimentos sigam as regras de fechamento e controle de pessoal, surgiram dúvidas por parte da população sobre as atitudes das empresas de serviços essenciais, que continuam trabalhando com um grande número de funcionários em seus espaços.

Indústrias e usinas demonstraram que seguem protocolos para manter seu funcionamento, de acordo com medidas determinadas pela Organização Mundial de Saúde, para proteger e conscientizar seus colaboradores e, consequentemente, seus familiares.

Como o setor sucroenergético oferece à sociedade os serviços essenciais de produção, distribuição e comercialização de combustíveis e derivados; de geração de energia elétrica; de produção, distribuição, comercialização e entrega de alimentos (açúcar); e de disponibilização dos insumos necessários ao funcionamento dos serviços públicos e das atividades essenciais; as unidades de Guaíra seguem em pleno funcionamento, exigindo que todos os seus colaboradores mantenham rigorosamente os cuidados de segurança e higiene.

Segurança no ambiente de trabalho

Com o intuito de respeitar as determinações do poder público e manter os colaboradores seguros, as operações foram adaptadas seguindo as orientações dos órgãos competentes.

Desinfecção sendo realizada dentro do ônibus da Usina Guaíra

A Usina Guaíra, por exemplo, está realizando aferições de temperatura em seus funcionários diariamente e em todos os turnos, antes do início das jornadas de trabalho.  Além disso, entre as diversas ações de orientação, foram doadas máscaras para todos e há distribuição de álcool em gel em pontos estratégicos de todos os setores da empresa, ônibus e áreas de vivência e foi disponibilizado álcool 70% em todos os banheiros para aumentar a higienização individual após o uso do mesmo.

Os ônibus recebem higienização e desinfecção a cada viagem. Foram instalados tapetes com solução para desinfecção dos calçados em vários setores fechados. Todos os alimentos que chegam ao refeitório passam por uma higienização minuciosa supervisionada por nutricionista. Ocorre fracionamento do horário de entrada nos turnos de trabalho e também para os horários de alimentação no refeitório.Os médicos da Usina Guaíra, utilizando luvas e máscaras, avaliam todos os casos com sintomas gripais que chegam até eles e, se necessário, a pessoa é encaminhada ao Pronto Socorro.

 

Kits de prevenção e orientação foram entregues pela Tereos aos cerca de 10 mil colaboradores do Grupo no País.

Já a Tereos, além das medidas de prevenção, está colocando em prática o Programa de Apoio e Prevenção ao Covid-19 (PAP Covid-19), com o intuito de ajudar na saúde mental dos funcionários e seus dependentes.A empresa também desenvolveu uma cartilha em forma de gibi, com historinhas de personagens, jogos e passatempos relacionados ao novo coronavírus. O material conta com uma cartela de adesivos educativos. O gibi foi distribuído em um kit contendo um frasco de álcool em gel, um 1kg de Açúcar Guarani e quatro máscaras de pano para cada colaborador.

A Usina Colorado faz medição de temperatura de todos colaboradores antes da entrada na empresa e disponibiliza álcool em gel.

A Usina Colorado também não está poupando esforços para reduzir ao máximo o risco de transmissão. Um Comitê formado pelos Coordenadores e mais os profissionais do Ambulatório Médico da empresa prepararam um protocolo de ações que estabelece recomendações gerais e específicas para os refeitórios, ao transporte de colaboradores, às portarias, frentes de trabalho, à indústria e aos escritórios, e ainda para a abordagem de sintomáticos.

Entre todas as medidas, destaque para: a viabilização de teletrabalho ou home office para funções compatíveis com essa forma de prestação de trabalho; reuniões realizadas preferencialmente à distância com uso de ferramentas online; medição de temperatura de todos antes da entrada no ônibus e, caso o colaborador esteja com temperatura corpórea acima de 37,8ºC ou apresente queixas, sintomas ou suspeita de Covid-19, é proibido o acesso ao ônibus e às dependências da Usina e orientado a procurar o serviço de saúde do município para orientações.

As integrações de novos colaboradores, quando imprescindíveis, são realizadas em ambientes abertos, mantendo distanciamento entre mesas e cadeiras, tentando ao máximo possível reduzir o número de colaboradores por evento.

Além disso, desde o mês de março, o Departamento de Comunicação da Colorado tem atendido a demanda dos vários setores e lideranças da empresa, produzindo materiais informativos e criando uma marca visual da campanha de proteção à doença no ambiente corporativo.

 

 

 


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Saúde
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente