







Mesmo sem um espaço físico permanente e específico, a administração municipal supre essa demanda através de uma rede sólida de colaboração com instituições de prestígio, como o Governo do Estado de São Paulo, Sebrae, Senac, Senai, Senar, Sindicato Rural e a Secretaria de Agricultura do Estado.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marta Barbar, destaca a importância desse trabalho contínuo: “Nosso objetivo é transformar vidas através do conhecimento. Cada curso oferecido é uma porta que se abre para que nossas famílias guairenses conquistem sua autonomia financeira e dignidade. Ver o crescimento do empreendedorismo em nossa cidade, especialmente o feminino, nos motiva a buscar cada vez mais parcerias e oportunidades de qualificação”.
CONTINUIDADE E RESULTADOS: 25 CURSOS EM MENOS DE 4 ANOS
O trabalho de qualificação apresenta números expressivos e diversificados. Entre 2023 e 2026, foram totalizados 25 cursos e capacitações realizados ou programados:
- 2023 (5 cursos): Foco em Costura Básica e Avançada, panificação e alimentação saudável através do Projeto Cozinha Alimento.
- 2024 (7 cursos): Capacitações em confeitaria, produtos “fit”, compotas artesanais, além de técnicas de penteados para cabelos crespos e cacheados.
- 2025 (7 cursos): Destaque para a produção de hambúrgueres artesanais, massas, salgados para festas e produtos natalinos.
- 2026 (6 capacitações): O ano conta com a inovação da carreta “Caminhos da Qualificação” (Auxiliar de Cozinha e Aproveitamento de Alimentos), processamento de leite, processamento de tomate (previsto para junho) e o recente curso de Técnicas de Maquiagem para Pele Negra, que acaba de ser concluído no Núcleo.
PROTAGONISMO FEMININO E RECONHECIMENTO ESTADUAL
A parceria com o Sebrae tem sido um pilar fundamental, especialmente no incentivo às mulheres. Guaíra tornou-se referência regional ao sediar o lançamento do programa “Sebrae Mulheres de Negócios” durante o evento “Sebrae Delas – Todas por Elas”.
Esse incentivo reflete-se em conquistas concretas: a produtora rural guairense Vânia Vieira Delfino alcançou o 2º lugar na etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025, elevando o nome de Guaíra em todo o estado e comprovando o impacto direto das ações de capacitação e incentivo ao protagonismo feminino local.
COMPROMISSO COM O FUTURO
A oferta dessas 25 capacitações ao longo dos últimos anos demonstra que a qualificação profissional em Guaíra é uma política pública ativa. A Prefeitura Municipal e o Fundo Social seguem trabalhando para garantir que cada morador tenha acesso a ferramentas que possibilitem a melhoria da qualidade de vida e a independência financeira.

