Guaíra intensifica testes de hepatites no Julho Amarelo

Para fortalecer a prevenção a Secretaria de Saúde do Município estará disponibilizando os testes de Hepatites C em quatro unidades de saúde da rede

Saúde
Guaíra, 25 de julho de 2019 - 16h02


Na semana com dia dedicado ao controle e prevenção às hepatites virais (28 de julho). A Saúde Municipal mobiliza unidades de saúde para fazer testagem para Hepatite C.

O dia 28 de julho marca a data de combate às hepatites virais. Patologia grave e transmissível, desta feita, o Ministério da Saúde declara o mês como período de luta e prevenção às hepatites virais.

Isso não significa que a prevenção à doença deva ser menor nos demais meses do ano, na verdade as USF’s – Unidades de Saúde da Família – oferecem testes para detecção e vacinas em suas rotinas de atendimento.

Mas para fortalecer a prevenção a Secretaria de Saúde do Município estará disponibilizando os testes de Hepatites C em quatro unidades de saúde da rede: USF – Antônio Manoel da Silva – 24/07 | UPA (Ambulatório de Especialidades) 25/07 | USF – Dr. José Vilela Junqueira 26/07 e USF – Cabo Agnaldo Soares Barbosa 30/07. A coleta começa a partir das 7h, e além dos testes e orientação haverá café da manhã para os pacientes que participarem da mobilização.

De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C cronica. Por isso é importante que os pacientes que ainda não fizeram ou fizeram há muito tempo que compareçam em qualquer uma das unidades para o exame.

Hepatite C é a inflamação do fígado causada pela infecção pelo vírus da hepatite C (VHC ou HCV), transmitido através do contato com sangue contaminado. Essa inflamação ocorre na maioria das pessoas que adquire o vírus e, dependendo da intensidade e tempo de duração, pode levar a cirrose e câncer do fígado.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Saúde
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos