
Com um percurso de cerca de 18 quilômetros, a caminhada culminará em uma missa solene celebrada pelo padre Edisson Páttaro, da Paróquia de São Sebastião, às 8h, na Capela do Escravo Pindoba, localizada na fazenda que leva o mesmo nome.
A tradicional peregrinação, organizada há vários anos pelo comerciante Orlandinho Gutierrez, recebe amplo suporte da Prefeitura de Guaíra, que mobiliza diferentes secretarias e departamentos para garantir a segurança e o conforto dos romeiros. Entre as medidas oferecidas estão o suporte logístico e a infraestrutura necessária, incluindo ambulância, ônibus para o retorno dos participantes, equipes da Guarda Municipal, tendas, sistema de som e bancos no local da celebração.
A mobilização conta com a participação de setores como a Secretaria de Cultura, a Secretaria de Agricultura, o Departamento de Estradas Rurais e o Departamento de Limpeza Pública, sob a coordenação da Diretoria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer.
A Romaria à Capela do Pindoba transcende uma simples celebração religiosa, consolidando-se como um evento que promove a integração entre moradores e visitantes. Além de celebrar a fé, a jornada reforça os laços de comunidade e destaca o papel da tradição como um importante elemento de coesão social.

