Junão: “Faço política pública para o bem comum e não somente de alguns”

Atual prefeito fala sobre polêmica de conservação de próprios públicos e projetos que estão em andamento como o plano de manutenção permanente que quer implantar no município

Cidade
Guaíra, 21 de janeiro de 2022 - 08h58

Recentemente voltou à tona a má conservação de prédios públicos, Lara Vitalli foi às redes sociais e mostrou a realidade que se encontra algumas escolas do município, Eloisa Roza Leandro, antiga gestora da pasta também usou as redes para responder às críticas e mostrar o que foi feito na antiga gestão.

Acontece que este problema é recorrente em nosso município, toda vez que entra uma administração nova, a conservação de prédios públicos volta a ser notícia na cidade. O tema de manutenção preventiva e conservação é raramente explorado, principalmente quando se trata de patrimônio público. Diversos motivos podem ser elencados para esse desinteresse: desconhecimento do tema, da importância, ou do impacto em termos de custos (sociais, financeiros e redução da disponibilidade de atendimento), entre outros.

As escolas, assim como a maioria dos prédios do município, não são alvos de manutenção preventiva, na maioria das vezes, são objeto de intervenção somente quando sua estrutura apresenta sérios riscos de funcionamento. Essa postura é completamente equivocada, pois, na medida em que a correta manutenção e conservação deixa de ser feita, os efeitos das patologias futuras se acumulam. Cabe salientar que a maioria das edificações públicas são representadas por escolas.

O prefeito Junão e o Secretário de Obras, o arquiteto José Milton, receberam nossa reportagem para mostrar o que está sendo feito em relação a este problema. Segundo eles, a atual gestão busca realizar um deslocamento da ação dos gestores e de todos os envolvidos com o tema, passando de uma ação reativa para uma ação proativa em relação à manutenção e aos cuidados com os prédios públicos. Junão entende que no cenário atual de qualquer administração, administrar com responsabilidade os recursos públicos, passa pelo fomento de ações que visem conter gastos futuros e manter os serviços públicos em funcionamento., afinal prevenir é mais eficiente e mais barato do que corrigir.

“Não adianta ficarmos debatendo, discutindo, um problema que se arrasta a anos. O que nós estamos acertando é implantar de forma definitiva uma manutenção periódica e bem planejada em todas as creches, escolas, enfim em todos os prédios públicos. Tivemos quase dois anos de recesso escolar por conta da pandemia, ao que tudo indica, não foi realizado todo trabalho de correção e nem manutenção que deveria ser feito. Pedi ao setor de obras, um levantamento do estado físico de todos os próprios públicos, para que possamos fazer as correções necessárias e a partir daí implantar um plano permanente de manutenção” disse o prefeito.

O prefeito ainda acrescentou que “o próprio prédio da prefeitura necessita de uma reforma, vazamentos, banheiros sem porta, infiltrações, esquadrias, pintura, são alguns dos problemas que encontramos”.

 Segundo o  secretário José Milton, a ideia por determinação do prefeito, é fazer  um levantamento a princípio das creches e escolas do município “estamos finalizando este levantamento, para poder fazer as correções necessárias, e começaremos com a Escola Padre Mario Lano,  onde colocaremos placas solares para geração de energia elétrica, vamos melhorar o refeitório, as salas de aula, entre outras coisas. A partir de todas as reformas e adequações realizadas vamos implantar um plano permanente de manutenção, um protocolo claro e transparente para que a sociedade possa cobrar seu cumprimento. Um plano que acompanhe as normas técnicas existentes para este tema, com isso esperamos manter o bom desempenho de nossos próprios públicos e que os mesmos possam ter uma vida útil dentro das expectativas de cada material aplicado”.

Segundo o prefeito este novo plano de manutenção deve abrigar máquinas e equipamentos que estão sucateadas em todos os setores “vamos terceirizar vários serviços que são prestados pela prefeitura como limpeza pública, caçambas, o tapa buracos, enfim todos que possam ser terceirizados , isso trará  geração de emprego e novas oportunidades de negócios para o município. Hoje estamos verificando os quase 400 funcionários que estão afastados, é praticamente 1/3 de todo nosso efetivo e isso tem um grande impacto nos serviços prestados.  Temos que buscar soluções práticas e eficientes que deem retorno satisfatório a sociedade”.

Junão falou que não está medindo esforços para trazer a tão sonhada ETEC presencial para Guaíra, para isso já ofereceu a doação do prédio onde já funciona a sala descentralizada da entidade. Aproveitando a visita a São Paulo para requisitar a doação para o município  do prédio da Casa da Agricultura na rua 20, pertencente ao estado, “ nossa administração está preocupada e empenhada em diminuir o gasto anual de quase 1 milhão de reais com aluguel, a antiga Casa da Agricultura, na rua 20, poderia se for doada ao município, abrigar uma secretaria. Além disso, já está em fase de conclusão, o projeto de um centro administrativo para prefeitura, em uma área pública de 6 mil m2, que deverá abrigar as secretarias e vários departamentos, um projeto que com certeza irá valorizar o seu entorno devido ao seu alto padrão estético e funcional”.

O chefe do executivo falou ainda sobre contratação de um urbanista e de um grupo de advogados especialistas em gestão pública, ‘contratamos um Urbanista que irá fazer uma leitura da cidade, propor melhorias onde forem necessárias, no parque Maracá, no bosque, no trânsito em nossa mobilidade urbana, queremos trazer mais qualidade de vida para nossa cidade, bem como um grupo de advogados especialistas em gestão pública, que irá destravar  processos de projetos importantes para o município, corrigindo possíveis erros, e o mais importante, orientado como podemos proceder dentro da legalidade”.

Para concluir Antônio Manoel disse “estou aqui para promover políticas públicas para o bem comum e  não de marketing onde geralmente são beneficiados apenas alguns, em nossa gestão a tolerância  é zero para corrupção, estamos muito tranquilos pois fazemos uma administração transparente, sem esconder nada de baixo do tapete, vamos dar um destino correto para o que está errado, vamos corrigir o que não foi corrigido. Quero o melhor para cidade, que ela seja próspera, transformá-la  em uma referência na qualidade de vida, na educação, na saúde, na segurança, exige muito trabalho e dedicação, é para isso que estou como prefeito, um funcionário público que tem como principal dever, deixar nossa cidade um lugar bonito  e bom de se viver. Quero olhar para frente, e que nossos filhos e netos se orgulhem em falar que nasceram aqui, em Guaíra” concluiu o prefeito.      

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente