Neste início de ano, o Governo Municipal encaminhou para apreciação da Câmara de Vereadores o projeto de lei número 42/2018, que trata da revisão do Plano Diretor do Município, legislação que aborda diversos temas ligados ao desenvolvimento da cidade.
Entretanto, em estudo aprofundado do Plano, o vereador Moacir Gregório notou que não estava incluso no texto as regras específicas para o Parque Ecológico Maracá, maior patrimônio ecológico e turístico de Guaíra.
“É um absurdo que nosso Plano Diretor não tenha regras específicas para o grandioso Parque Ecológico Maracá, que deve ser considerado como um patrimônio público e integrar o patrimônio ecológico de nossa cidade, com normas de comportamento e de proteção deste grande cartão postal”, destacou Gregório.
Buscando corrigir a falha, Moacir apresentou uma emenda incluindo o parque. Neste documento, ele acrescentou normas como, por exemplo, que fica vedado o exercício de atividades efetivas ou potencialmente degradadoras de sua flora ou fauna, sendo estas determinadas no plano estratégico do parque.
O parlamentar ainda sugeriu que sejam inclusos programas de Educação Ambiental e lazer ecológico e de recuperação de áreas degradadas, com a preservação do local. Deverão ser implantadas medidas de segurança contra incêndio e também de segurança da integridade física dos usuários e visitantes, bem como infraestrutura e pessoal treinados para exercer tal função.
A emenda também define que o Parque poderá ser destinado para fins culturais, educativos, recreativos e esportivos, incluindo um bem público, destinado a uso comum da população. O Poder Executivo estará autorizado a celebrar convênios, com órgãos e entidades a nível estadual e federal, bem como organizações da sociedade civil nacionais e internacionais, que embasem medidas de preservação e melhorias na área.
Moacir Gregório destacou a importância desta emenda para o Plano Diretor. “Lamento que a atual administração não tenha pensado em incluir o nosso parque Maracá em uma legislação que define regras e normas de todo o município. Por aí verificamos a importância que dão a um patrimônio que pertence a todos os cidadãos guairenses. Agora, com esta emenda, estamos fazendo justiça e dando o devido valor para o Parque Maracá”, finalizou.
- O vereador Moacir durante visita ao Parque Maracá ”Precisamos encontrar mecanismos de preservação deste patrimônio do município”