Município guairense registra segundo caso de coronavírus; as duas pacientes já estão curadas

Depois de curada, guairense recebeu resultado positivo para o COVID-19; agora, seus familiares permanecem em quarentena

Saúde
Guaíra, 6 de maio de 2020 - 23h47

A Secretaria Municipal da Saúde e o Grupo Técnico de Trabalho para o Monitoramento, Prevenção e Combate do Coronavírus confirmaram o 2º  caso de COVID-19 em Guaíra.

Trata-se de uma profissional da saúde que trabalha em Barretos, de 37 anos. Ela já cumpriu a quarentena e o isolamento enquanto aguardava a confirmação do Exame e está recuperada,  tendo já retornado ao trabalho. Seus familiares estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica e permanecem em isolamento domiciliar.

Este é o segundo positivo para o coronavírus na cidade. A primeira confirmada também está curada e ela e a família já saíram da quarentena. Agora, encontra-se internada em Barretos uma paciente idosa, de 89 anos, com suspeita, aguardando o resultado de exame.

Apesar de baixos números, o secretário municipal de saúde está preocupado com a situação. “Parabenizo a população guairense por termos apenas dois positivos para o COVID-19 em Guaíra, mas estou preocupado com a questão do distanciamento social, que não está ocorrendo de maneira exata na cidade. Em muitos estabelecimentos comerciais, há aglomeração de cidadãos, sem máscaras”, diz Jorge Uatanabe.

Segundo ele, inclusive, há clubes particulares realizando partidas esportivas. “Minha preocupação também é com os clubes onde estão ocorrendo jogos de futebole basquete, inclusive com atletas idosos!Informo que, se houver denúncia e pegarem, podem lacrar o clube e ainda multá-lo”, enfatiza.

Jorginho parabenizou os funcionários do setor de saúde público pelo desempenho durante a quarentena. “Estão todos de parabéns pelo belo trabalho. Nossas equipes agora orientam as pessoas para tomarem cuidado nesse mês, pois maio é o pico da dengue na região; e também para o H1N1, para todos se prevenirem. Que os grupos prioritários compareçam nos postos de saúde para tomarem a vacina contra a gripe”, finaliza.

Testes rápidos em Guaíra

De acordo com informações da secretaria de saúde, Guaíra recebeu 400 testes rápidos para COVID-19 cedidos pelo governo estadual. Além destes, o município também buscou os 300 testes que comprou de uma multinacional, em Belo Horizonte.

Segundo o secretário de saúde, os testes devem ser realizados somente nas pessoas com suspeita da doença que fazem parte do setor de saúde e também de segurança pública e seus familiares suspeitos. “Estamos seguindo as exigências do Ministério da Saúde”, explica Jorginho.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Saúde
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente