Leconcours de la Dictée

Opinião
Guaíra, 20 de junho de 2019 - 08h30

O concurso do ditado é um importante evento cultural na França, até mesmo dada sua importância, é acompanhado pela televisão francesa. Vários estagiários que por aqui passaram proveniente da França destacaram a importância deste acontecimento em território francês.

Como cidadão guairense sempre articulando reflexões criticas, afim de que se possa libertar das consciências ingênuas para uma reflexão critica consciente nas propostas de vanguarda para que a comunidade guairense esteja sempre no contexto da civilização contemporânea, este tem sido o propósito. É verdade de que há mais de trinta anos foi introduzido neste município, a Guarda Civil Municipal, um feito inédito na época, onde colocou Guaíra na dianteira em todo Estado de São Paulo, nesta atividade a fim de que se dê maior segurança ao patrimônio público.

Entretanto, jamais como cidadão negligenciei a possibilidade de oferecer propostas e sugestões que desse à municipalidade a oportunidade de avanços, sem custo ao erário público, isto é praticar a digna cidadania.

É verdade também de que por ocasião da posse do Sr. Prefeito José Eduardo e de seu vice Renato Moreira a eles foram entregues dezenas de sugestões, ideias para estabelecer na cidade a urgente necessidade da remodelação urbanística, além de várias atividades esportivas e culturais, colocando o município de Guaíra, frente aos acontecimentos globais da atualidade.

Porém na realidade, não sei até hoje se tais agentes políticos tiveram sensibilidade para por discussão itens das várias propostas ali apresentadas, até o momento apenas omitiram, o que é lamentável. Entre as várias ideias levadas aos eleitos, está o concurso do ditado, um acontecimento inédito no Brasil. Este evento cultural deve ser realizado entre os jovens estudantes de nível médio, cuja finalidade primordial é levar aos jovens a boa linguagem, o conhecimento da língua pátria além da saudável competição, onde o poder público municipal irá neste sentido contribuir com uma atividade para o desenvolvimento social e recreativo da população. É através de um edital onde se convocam os interessados para inscrição, determinando a hora o local e o dia do evento e todas as demais regras da competição para na correção dos trabalhos dirimir as eventuais dúvidas. Aos vencedores de menor erros cometidos premiam com medalhas, ouro, prata ,bronze e posteriormente aos vencedores  a coordenadoria os levariam a visitar o museu da língua portuguesa na capital paulista. É um evento para o fim do ano escolar do município, regado com shows aos estudantes.

É fato de que a troca de ideias, o intercâmbio, estes acontecimentos globais são fatores preponderantes para evolução da humanidade. E foi assim que a partir do ano 1.300 D.C. em plena idade média cujos árabes otomanos dominavam o conhecimento cientifico, a arte e filosofia, quando os europeus em atrasos procuraram estes para obter conhecimentos e foram nos mosteiros que monges espanhóis traduziram obras dos cientistas árabes otomanos, neste evento histórico a Europa medieval teve seu conhecimento em expansão.

Hoje feitos relevantes, como a queda do muro de Berlim, a extinção da União Soviética a globalização no intercambio dos conhecimentos da Ásia, Europa e América toda cibernética com suas tecnologias tiveram avanços espetaculares, e as redes sociais tem feito os detalhes.

Nesta reflexão coloca-se Guaíra com todo seu potencial econômico inserida no contextoBrasil, sendo que o município é a célula mater  do sistema da federação, e ele é o mais relevante parceiro na contribuição do desenvolvimento da nação, pois tudo é realizado na base no município.

No campo urbanístico e cultural Guaíra está estacionada no tempo e há mais de vinte anos sem novas propostas numa letargia total e o cerne da questão está no governo municipal, onde o executivo é negligente e o outro, o legislativo apenas ocupa a tribuna para lançar ”picuitadas” e farpas uns aos outros. A responsabilidade do homem público está inserido na capacidade ética, nos propósitos os mais elevados que o cargo lhe confere, a dignidade e o respeito para com aquele que o elegeu. É relevante a  propositura de ideias, soluções, indicações ao Executivo que vão beneficiar a coletividade ao mesmo tempo que tais benefícios tenham a mesma compatibilidade que os tributos pagos pelo povo.


TAGS:

Paulo Sérgio Lelis

Paulo Sérgio Lelis é Mestre em Direito Público

Ver mais publicações >

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente