Pronto Socorro Municipal em novo espaço e sob nova direção

Atendimento será feito no antigo ambulatório, ao lado da Santa Casa, que assumirá a administração do espaço. Mudança beneficiará pacientes, pois facilitará a realização de exames e transferência para internação

 

 

Saúde
Guaíra, 13 de fevereiro de 2020 - 11h23

Neste domingo, 16 de fevereiro, a partir das 10h, com a presença de convidados e autoridades municipais e estaduais, será inaugurado o novo Pronto Socorro “Dr. Orlando Junqueira Garcia”, que agora ficará localizado no antigo ambulatório, ao lado da Santa Casa de Misericórdia de Guaíra.

Para a mudança, foram feitas readequações, como duas passagens que interligam o PS com o hospital, além de instalações e reformas. O local recebeu contrapartida da prefeitura de R$ 100 mil e doação de mais R$ 150 mil do Grupo Tereos, com aporte de alguns recursos da entidade. Todo o telhado dos dois prédios também foi trocado, após campanha realizada pela voluntária Edna Coscrato.

A partir de agora, o Pronto Socorro será administrado pela Santa Casa, que também se responsabilizará pelo corpo clínico e quadro de funcionários, que terá parte servidores públicos e parte funcionários contratados por processo seletivo. O objetivo é que o atendimento humanizado seja aprimorado; assim, uma comissão avaliará os serviços prestados a cada 60 dias.

Com essa mudança de endereço, os exames e internação serão facilitados, já que não será necessária ambulância para transportar pacientes até o hospital para que procedimentos sejam realizados. Além disso, com essa nova direção do PS, Raio-X e ultrassom ficarão mais acessíveis aos pacientes atendidos pela urgência e emergência, assim também como exames clínicos, que poderão ser solicitados aos laboratórios de plantão que possuem convênio com a instituição.

“Vamos colocar mais especialistas de plantão. Do jeito que estava, era só clínico geral. Agora, como vão trabalhar de forma integrada, poderá colocar especialista. Uma forma inteligente de melhorarmos a qualidade do atendimento”, afirma o prefeito José Eduardo.

Segundo o governo, essas alterações trarão mais economia aos cofres públicos, já que a responsabilidade ficará a cargo da Santa Casa, entidade filantrópica que consegue baixo custo em certos serviços e que receberá por atividades prestadas através da Contratualização com a prefeitura e também pelo governo federal, por meio do SUS.

“Quando você faz a concessão de serviços para a Santa Casa, o custo operacional é mais barato e mais eficiente. O objetivo é otimizarmos o trabalho da equipe do PS e melhorar a resolutividade. A maioria absoluta dos pronto socorros do país é dentro do hospital, ou seja, você tem uma otimização dos exames, se tiver necessidade de internação já está lá dentro. Além disso, terá toda uma estrutura de funcionários da Santa Casa que pode ser utilizada dentro do pronto socorro”, encerra.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Saúde
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente