Região de Barretos segue estagnada na fase laranja do Plano SP

No último final de semana, a taxa de ocupação nos leitos de UTI (SUS) do município vizinho ultrapassou os 90%

Saúde
Guaíra, 18 de agosto de 2020 - 08h46

O governo de São Paulo fez a 11ª atualização do Plano SP e manteve a região de Barretos, na qual atinge Guaíra, na fase laranja, mesmo a taxa de ocupação nos leitos de UTI (SUS) ultrapassar os 90%.

De acordo com os dados disponibilizados pela Fundação Seade, na última semana, a região teve um aumento de 11% nas internações, 9,2% nos casos e 228% em óbitos. Com esses números, a área de Barretos segue enquadrada na fase laranja, no limite para recuar ao vermelho.

No Estado de São Paulo, o enfrentamento da pandemia é multifatorial, aliando estratégias de monitoramento da capacidade hospitalar, da evolução da pandemia quanto aos casos, óbitos e internações, além do fortalecimento da testagem e monitoramento de contatos.

A testagem em massa auxilia na condução das estratégias para reduzir a transmissão do coronavírus. A partir do momento em que um paciente tem um diagnóstico positivo, ele é isolado. Soma-se a isso o monitoramento das pessoas com quem ele teve contato, contribuindo para a identificação de novos casos suspeitos, ou seja, pessoas com sintomas como tosse seca, febre e falta de ar.

Os exames do tipo PCR servem para confirmar se a pessoa está infectada, sendo indicado até o sétimo dia de sintomas gripais. Já os testes rápidos permitem identificar se o paciente já foi contaminado no passado e passou a possuir anticorpos contra o coronavírus, com recomendação de uso após o oitavo dia de sintoma ou para pessoas assintomáticas.

A próxima reclassificação de fases do Plano São Paulo está prevista para a próxima sexta-feira (21). Com a conclusão de mais um período de duas semanas epidemiológicas, a 12ª atualização poderá registrar novas progressões de fase se os índices de controle da pandemia e capacidade hospitalar se mantiverem com viés de queda na capital, interior e litoral.

 


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Saúde
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente