Tereos investe em ações preventivas e de combate a incêndios

Veículos de acesso rápido e um aplicativo para monitorar aceiros estão entre as novas medidas adotadas pelo Grupo na prevenção e no combate ao fogo nesta safra

Geral
Guaíra, 2 de julho de 2020 - 01h27

Com a chegada do tempo seco no Sudeste, os canaviais sofrem com a ameaça iminente dos incêndios, que podem provocar prejuízos para o meio ambiente e as usinas. Sempre atenta a medidas que possam minimizar estes impactos, a Tereos Açúcar & Energia Brasil segue investindo em ferramentas na luta contra o fogo na safra 20/21.

Para o controle rápido de focos de incêndio, a empresa adquiriu caminhonetes leves, equipadas com todos os aparatos necessários para combater focos de incêndios iniciais e com tração nas quatro rodas, conferindo agilidade no deslocamento e em todo o processo. Além disso, o Grupo implantou o aplicativo Checklist de Aceiros para monitorar e avaliar a limpeza e metragem desta importante barreira contra a propagação do fogo.

As medidas, implantadas no final da safra 19/20, têm auxiliado a companhia em suas sete unidades industriais de açúcar e energia a iniciar o protocolo de contenção de incêndios antes que o fogo se propague por áreas maiores, dando tempo para que as equipes de bombeiros, tanto da empresa, como pertencentes ao Plano de Auxílio Mútuo  (PAM), cheguem ao local para debelar o potencial incêndio.

Segundo o gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Tereos, André Tebaldi, os veículos são caminhonetes, do tipo S-10, que possuem mecanismos acoplados e abastecidos com produto químico capaz de debelar pequenos focos, evitando a propagação para áreas maiores. “Os veículos de controle rápido têm contribuído para a agilidade no combate das nossas brigadas, o que reduz a extensão dos incêndios”, afirma Tebaldi.

Outra medida adotada desde a última safra, o aplicativo Checklist de Aceiros foi desenvolvido para auxiliar os técnicos que vistoriam o campo ao redor dos canaviais. Os profissionais armazenam os dados no app em seus smartphones ou tablets, mesmo fora da área de cobertura. Assim que os aparelhos se conectam nas redes móveis, os dados são enviados para um dashboard com as informações coletadas sobre a limpeza e a metragem dos aceiros, possibilitando a gestão mais eficiente do processo. Os técnicos visitam, ao menos, duas vezes por mês as áreas para vistoriar e elaborar os relatórios.

Campanha

A Tereos acredita que o combate aos incêndios acontece com a ajuda de todos. Com este foco, pelo terceiro ano consecutivo, o Grupo apoia a campanha de prevenção promovida pela Abag- Associação Brasileira do Agronegócio, que leva informações importantes para a população sobre como evitar focos.

Além disso, a Tereos reforça a comunicação com os públicos interno e externo, utilizando adesivos em sua frota de veículos pesados (caminhões de transporte de cana e de produtos finais), incluindo um telefone da central da empresa, para contato caso seja avistado qualquer foco de incêndio, além de comunicados nas TVs internas e distribuição de folders.

Satélites da Nasa

Desde 2018, a Tereos conta com um sistema de monitoramento feito por meio de 13 satélites meteorológicos operados por agências governamentais (entre elas a Nasa), que enviam alertas automáticos das ocorrências de incêndio diretamente à Central de Controle da empresa, o que permite respostas ágeis e controle imediato nas áreas atingidas.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente