Teve o título de eleitor cancelado? Saiba como regularizar sua situação

Com o documento irregular, o cidadão não pode tirar passaporte nem registro de identidade, entre outros impedimentos

Geral
Guaíra, 16 de janeiro de 2020 - 14h39

 

São quase 6.440 eleitores guairenses que não fizeram o cadastramento biométrico em 2019 e tiveram os títulos cancelados. Agora, eles podem regularizar a situação até o dia 6 de maio.

O Cartório Eleitoral de Guaíra voltou a atender a população das 12h às 17h nesse mês de janeiro. A partir de fevereiro, o horário se estenderá até às 18h. “Ressaltamos que aqueles que não realizaram o cadastramento biométrico e terão seus títulos cancelados, poderão regularizar a sua inscrição até o dia 6 de maio, uma vez que haverá o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes das eleições”, informa o CE de Guaíra.

Para a regularização, os eleitores devem realizar o agendamento do atendimento através do site www.tre-sp.jus.br ou pessoalmente em cartório, e comparecer, na data e hora marcadas, munidos de documento de identidade oficial com foto, comprovante original de endereço atual e, se houver, cpf e título eleitoral.

Quem perder o prazo só poderá regularizar o título no mês de novembro e será cobrada uma multa de R$ 3,51. Além disso, sem o título de eleitor válido não é possível emitir passaporte, documento de identidade, fazer matrícula em instituições de ensino e receber salário, em casos de funcionários públicos.

O Cartório Eleitoral pede para que os eleitores não deixem de fazer a regularização para a última hora, já que em dezembro passado, as filas nos últimos dias de prazo contornavam o quarteirão e muita gente não conseguiu realizar a biometria.

Outros cancelamentos

Em 2019, a Justiça Eleitoral cancelou mais de 2,4 milhões de títulos de eleitores que estavam há mais de três eleições (regulares ou suplementares) consecutivas sem votar ou justificar a ausência às urnas.

A primeira medida a ser tomada pelo eleitor é o pagamento de multa no valor de R$ 3,51 por turno de votação que tenha faltado. Vale destacar que cada turno é considerado uma eleição.

Logo após, o cidadão precisa se dirigir a um cartório eleitoral e apresentar documento de identificação e comprovante de residência para solicitar a regularização do título. A normalização somente será possível se não houver pendência do cidadão com a Justiça Eleitoral.

Fonte; Jornal O Guaíra 07/01/2020


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos