Usina Açucareira Guaíra realiza campanha de prevenção contra o coronavírus

Os ônibus da Usina também estão recebendo higienização e desinfecção em seu interior, especialmente bancos e corrimãos e nas áreas de vivências

Saúde
Guaíra, 12 de abril de 2020 - 11h19

A Usina Açucareira Guaíra, preocupada com todos os seus colaboradores devido à rápida propagação do novo coronavírus no mundo, inclusive com casos confirmados no Brasil, vem colocando em prática, desde fevereiro, algumas medidas de prevenção dentro da empresa, seguindo as recomendações determinadas pela Organização Mundial de Saúde, para proteger e conscientizar seus colaboradores e, consequentemente, seus familiares.

Diversas ações concretas têm sido realizadas. Entre elas, orientação in loco aos colaboradores quanto às medidas preventivas para reduzir a exposição ao COVID-19, através da entrega de informativos impressos a todos e orientação quanto à técnica de lavagem das mãos e uso de álcool em gel. Em locais estratégicos da usina, foram inseridas placas informativas sobre as medidas preventivas. Houve também um aumento da distribuição de álcool em gel em pontos estratégicos de todos os setores da empresa, ônibus e áreas de vivência e foi disponibilizado álcool 70% em todos os banheiros para aumentar a higienização individual após o uso do mesmo.

Os ônibus da Usina também estão recebendo higienização e desinfecção em seu interior, especialmente bancos e corrimãos e nas áreas de vivências. As equipes fazem uma limpeza diária e constante de todos os pontos de contato direto, como maçanetas de porta, corrimãos, cadeiras, etc., como forma de evitar o possível contágio.

Além disso, outras medidas são tomadas, como: instalação de tapetes com solução para desinfecção dos calçados em vários setores fechados da empresa; Treinamento intensivo de forma segura a todos colaboradores da área de limpeza quanto aos procedimentos de higienização; Fixadas faixas de demarcação no solo para o distanciamento mínimo seguro entre os colaboradores na fila do refeitório; Todos os alimentos que chegam ao refeitório passam por uma higienização minuciosa supervisionada por nutricionista; Fracionamento do horário de entrada nos turnos de trabalho, visando diminuir pela metade a quantidade de ocupantes nos ônibus; Suspensão das viagens de colaboradores para participação de qualquer evento, evitando que se exponham ao risco de contágio em ambientes com aglomerações de pessoas; Aumento da quantidade de horários de almoço, evitando aglomerações no refeitório; entre outros.

A Usina Guaíra está realizando serviços por terceiros somente os que forem primordiais à empresa, sendo que o visitante é encaminhado para o ambulatório e é realizada uma triagem para checar sintomas viral/gripal – caso detectado, o mesmo é impedido de ingressar nas instalações da empresa. O restante das visitas foram postergadas.

Os médicos da empresa, utilizando luvas e máscaras, avaliam todos os casos com sintomas gripais que chegam até eles e, se necessário, a pessoa é encaminhada ao Pronto Socorro.

Foi orientado ainda aos colaboradores manter o distanciamento seguro entre um e outro e sem aglomerações de pessoas.

Anualmente, a Usina Açucareira Guaíra realiza a Campanha Contra Gripe, visando à prevenção, que foi antecipada na empresa devido ao COVID-19, e teve inicio no dia 16 de março. Mesmo que a vacina não apresente eficácia contra este novo vírus, é uma forma de auxiliar os profissionais da saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o possível Coronavírus.

 

DOAÇÃO

A Usina reafirmou seu compromisso com o bem estar de todos os seus colaboradores e comunidade, realizando a produção de 805 litros de álcool etílico hidratado 70% e 150 litros de álcool em gel, com matéria prima suficiente para a produção de mais 300 litros, que estão sendo distribuídos nas dependências e veículos da empresa para uso dos colaboradores e doados à Santa Casa, às entidades Sogube, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Asilo do município de Guaíra e à Santa Casa de Ipuã, para contribuir no combate ao Covid-19. Devido à questão de armazenamento dos locais de doação, inicialmente foram distribuídos 200 litros de álcool etílico hidratado 70%, aumentando esta quantidade conforme a solicitação dos hospitais e entidades.

“Com estas ações preventivas e a doação desse álcool, estamos contribuindo com a proteção de nossos colaboradores e comunidade. Esperemos que todos contribuam e façam sua parte utilizando estas orientações e materiais e juntos venceremos esta luta contra o Coronavírus”, afirma a diretoria.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Saúde
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente