Valorização dos atletas locais e resgate da cultura guairense são focos de Junão e Zé Carlos Soares

Os candidatos garantem o retorno da cultura nos bairros e a reativação da Unidade de Atendimento à Família “Claudinei Ferreira Tosta”. Quanto ao esporte dizem que todas as modalidades, sem exceção, merecem atenção do poder público

Cidade
Guaíra, 26 de setembro de 2021 - 08h52

Esporte e cultura são vida, saúde, educação, convívio social, lazer. Não há como falar do bem-estar de uma comunidade sem ressaltar a importância desses dois setores para as crianças, jovens, adultos e idosos. Nesta semana, em duas agendas, Junão e Zé Carlos Soares destacaram a necessidade da valorização dos atletas locais e o resgate da cultura no município.

Em caminhada pela região do Padre Mario Lano – Mutirão I e II, eles ressaltaram a importância da reativação da Unidade de Atendimento à Família “Claudinei Ferreira Tosta” (Núcleo da Criança e Adolescente) para resgatar a cultura guairense, com oficinas de dança e música para as crianças e jovens. “Queremos um pós-pandemia com um cronograma completo de atividades culturais para os nossos pequenos e também aos jovens, para que eles estejam integrados com conhecimento e socialização e possam desenvolver ainda mais a sua formação pessoal, moral e intelectual  e sua capacidade de se relacionar com as pessoas”, enfatiza Junão. 

Outro ponto importante demonstrado pelo candidato a prefeito é o retorno da Cultura nos Bairros. “Vamos incentivar ações que promovam a cultura pelos bairros da cidade, seja através das escolas, centros comunitários ou praças, com apoio de outros órgãos ligados ao setor. Descentralização de equipamentos de Cultura, readequação e modernização dos espaços culturais do município e promover as oficinas culturais nos bairros.”

Junão expôs a importância de dar todo o suporte ao Fundo Municipal de Cultura, para que o Conselho Municipal de Cultura exerça suas funções com eficácia. “O Fundo foi recentemente criado, mas precisa desse apoio do poder público para que a nossa cultura e aqueles que a incentivam tenham suporte para trabalhar com sucesso em nosso município. Temos muitos artistas que precisam desse apoio para mostrarem o seu dom”, diz.

Quanto aos eventos, Zé Carlos Soares acredita em um período pós-pandemia com muito movimento na cidade. “Vamos realizar eventos culturais como Encontro Cultural de Arte Livre (ECAL) e criação de novas intervenções artísticas descentralizadas, bem como incentivar grupos locais de diversos segmentos culturais, revivendo a nossa cultura local. Não podemos nos esquecer da nossa Fanegal, Lyra Musical e Coral Raízes, com incentivo e fortalecimento dessas tradições locais.”

VALORIZAÇÃO DO ATLETA LOCAL

Nesta última semana, Junão e Zé Carlos Soares ouviram as reivindicações de um grupo de atletas locais por uma maior valorização de todas as modalidades esportivas. “A atenção do poder público deve estar voltada para todas as modalidades, coletivas e individuais, de acordo com o interesse levantado pela população: vôlei, basquete, futebol, tênis de mesa, futsal, judô, ciclismo, artes marciais, xadrez, skate, atletismo, natação, levantamento de peso e esportes radicais, realizando, inclusive, Olimpíadas Escolares, sem exceção! Vamos levar o esporte para todos, através das escolinhas esportivas pelos bairros, competições e torneios”, garante Junão

“Criaremos também programas de atividades físicas e esportivas para as pessoas com deficiência e ainda o programa ‘Pedalando e Patinando’ aos finais de semana. Além disso, meu compromisso é focar nas melhorias de quadras dos bairros e também no complexo esportivo do Parque Ecológico Maracá”, completa.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente