Vereadora denuncia situação irregular no Pronto Socorro e nas ambulâncias da cidade

Geral
Guaíra, 9 de agosto de 2016 - 08h00

Segundo a Dra. Bia Junqueira não há copos e papel higiênico no PS. Apesar de terem curso como socorristas, os motoristas do Samu não recebem para tal e por isso não precisam auxiliar durante as ocorrências

Há poucas semanas da inauguração da nova unidade de Pronto Atendimento 24h, o município continua sofrendo com a saúde pública. Além de todas as situações já citadas – e publicadas – pelos vereadores, durante a última sessão da Câmara, a parlamentar Ana Beatriz Coscrato Junqueira denunciou dois graves problemas no setor.

A Dra. Bia Junqueira relatou a falta de equipamentos e materiais básicos no Pronto Socorro local e a irregularidade das ambulâncias do Samu. “Quero falar da saúde, tanto em falta de equipamentos e medicamentos, que não melhorou em nada, quanto em relação ao desrespeito à população e aos profissionais da saúde.”

A vereadora visitou, por diversas vezes, o PS durante o recesso parlamentar, no mês de julho, após denúncias dos munícipes. “Verifiquei o desgaste dos funcionários, que estão se revezando para manter o atendimento que a população vem tendo, com a falta de pessoal e a falta de pagamento de horas extras. A gente sabe que não tem pessoal suficientemente concursado para atuar no Pronto Socorro. Sem horas extras, muitos preferem não trabalhar porque não vão receber – e não são obrigados – a trabalhar em outros lugares onde vão receber”, declarou.

De acordo com a Dra. Bia, falta até mesmo papel higiênico na unidade. “Lá a rotina é séria, estressante e essencial para a população e os servidores jamais poderiam ficar sem receber, tanto os técnicos funcionários, quanto os médicos plantonistas. Eles estão trabalhando sem copo, sem café, sem lençóis e, às vezes, até sem papel higiênico. Ridículo, para não falar desumano!”, relatou.

MOTORISTAS DO SAMU

Durante seu pronunciamento, a vereadora Dra. Bia denunciou a situação irregular em que se encontram as ambulâncias da cidade. “Os motoristas do Samu, que fizeram cursos de socorristas não são considerados como tal, estão ganhando como motoristas comuns sendo que auxiliam o técnico com o paciente. Aliás, a equipe básica do SAMU, pela lei, tem que ter um motorista socorrista, um técnico de enfermagem e um enfermeiro, aqui em Guaíra só tem o técnico de enfermagem, porque o motorista, que fez o curso de socorrista mas não está recebendo para tal, não tem obrigação de ajudar. E o enfermeiro é utopia aqui em Guaíra dentro do Samu”, denunciou.

Buscando solucionar este grave problema, a parlamentar fez um requerimento à prefeitura. “Fiz um requerimento, justamente para tentar regularizar essa situação, para os motoristas receberem um adicional para que possam ajudar esse técnico a socorrer o paciente, porque ele sozinho não dá conta. Vamos ver se o prefeito põe a mão na consciência e resolve auxiliar, dando essa gratificação a estes motoristas”, pediu.

MÉDICOS

Ana Beatriz Coscrato Junqueira também comentou sobre a falta de pagamento dos médicos do município. “Nem os médicos haviam recebido salário há 3 meses. As horas extras dos funcionários também estavam atrasadas há 3 meses e foi feito um acordo com o sindicato para ser pago em 3 vezes, só que aí já iriam acumulando outras. Precisamos ver se eles cumpriram. Precisamos questionar o prefeito o cumprimento disso aí”, concluiu.

UPA 24h

Enquanto os vereadores cobram mais atenção do governo municipal com a saúde pública, o prefeito Sérgio de Mello anuncia em sua rede social que a Unidade de Pronto Atendimento 24h será inaugurada no próximo mês. Os parlamentares não pedem quantidade, mas qualidade, já que os prédios que abrigam as unidades já existentes estão com escassez de equipamentos, funcionários e até mesmo materiais básicos para atender adequadamente a população guairense.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente