Seg - 21/01
33º 22º 07:34
Guaíra - SP

Ampliação do PSF Tonico Garcia apresenta grandes rachaduras em sua estrutura

Geral
Guaíra, 11 de outubro de 2016 - 08h34

A Unidade Básica de Saúde do Bairro não está oferecendo inalação aos pacientes, ou atendimento odontológico há mais de 30 dias, pois compressor está quebrado e ainda não foi reparado

Rachaduras atingem toda a estrutura do prédio

Rachaduras atingem toda a estrutura do prédio

Os problemas nas Unidades Básicas de Saúde persistem e continuam prejudicando o atendimento à população guairense. Na última semana, a vereadora Ana Beatriz Coscrato Junqueira visitou o PSF José Adalberto Lellis Garcia, no Bairro Tonico Garcia.

O local foi ampliado e recebeu reformas ainda nesta gestão, mas já apresenta grandes rachaduras em sua ampliação, além de infiltrações e problemas em algumas janelas.

Além disso, o compressor, responsável pelo funcionamento da cadeira do dentista e das inalações, está quebrado há mais de 30 dias. Ou seja, pacientes não estão recebendo o atendimento e são remanejados para outras unidades.

De acordo com os funcionários, a secretaria de saúde foi informada sobre o problema no mês anterior. Recentemente, os canos de cobre do objeto foram roubados, o que prejudicou ainda mais a sua manutenção.

Compressor está sem funcionamento há mais de 30 dias.

Compressor está sem funcionamento há mais de 30 dias.

Na tarde da última sexta-feira (07), a vereadora Dra. Bia Junqueira constatou as denúncias de pacientes. “Como uma gestão deixa os guairenses, por mais de 30 dias, sem atendimento de dentista e sem inalação, tão essencial para alguns pacientes? De lá eles são remanejados para o PSF do Vivendas, do outro lado da cidade, ou seja, o munícipe, além de estar doente, tem de se deslocar por quilômetros para conseguir inalação”, afirmou Bia.

Foram encontradas infiltrações em uma das salas da ampliação, inaugurada em 2014.

Foram encontradas infiltrações em uma das salas da ampliação, inaugurada em 2014.

A parlamentar ainda analisou as rachaduras. “Essa ampliação ocorreu nesta administração de Sérgio e Denir e já está desse jeito? A infraestrutura está comprometida, pois ela segue de fora a fora, tanto interna quanto externamente do prédio. Como a secretaria de saúde deixa chegar a este ponto?”, desabafou.

“Eu disse que iria visitar todas as Unidades de Saúde que estivessem com problemas e é isso que estou fazendo. De que adianta querer inaugurar uma UPA se a prefeitura não está dando conta das Unidades Básicas que atendem a população da região diariamente?”, questionou.

Após a visita da vereadora, na tarde desta segunda-feira (10) o governo enviou profissionais para retirarem o compressor. “Espero que a prefeitura faça algo, pois os pacientes não podem ficar sem dentista ou inalação”, destacou a Dra. Bia.

“Aguardo também que o problema da infraestrutura seja resolvido, já que, do tamanho em que ela se encontra, daqui a pouco pode acabar atingindo alguém”, completou a parlamentar.

O Jornal O Guaíra entrou em contato com a prefeitura, mas, até o fechamento desta edição, não houve respostas.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos