Apesar do aumento de casos, região de Barretos entra para a fase amarela do Plano SP

Confira o que pode abrir nesta nova etapa em Guaíra e quais são os horários de funcionamento permitidos pelo estado

Região
Guaíra, 23 de agosto de 2020 - 08h27

Apesar de Barretos estar com mais de 88% de seus leitos de UTI do SUS ocupados, o governo estadual anunciou na tarde de sexta-feira (21) o avanço da região da fase laranja para a amarela no Plano SP.

O governo estadual apresentou dados que contradizem a realidade da região. Segundo a atualização do Plano SP, Barretos está com uma ocupação de 72,9%, o que difere da média apresentada pela prefeitura barretense. De acordo com os relatórios apresentados pelo município, nas duas últimas semanas, a região se manteve entre 82% e 90%, chegando a 100% na rede particular e conveniada.

Com isso, Guaíra, um dos que integram o Departamento Regional de Saúde (DRS), pode manter abertos os comércios não essenciais, inclusive salões de beleza, academias, bares e restaurantes, seguindo as regras de distanciamento.

A cidade pode elaborar decretos com regras específicas e mais restritas, mas não pode liberar atividades além do que autoriza o plano estadual.

Na última semana, o governo de São Paulo anunciou que shoppings, restaurantes, comércios de rua, escritórios, entre outras atividades comerciais, poderão ampliar o seu horário de funcionamento de seis para oito horas em cidades que estão na fase amarela.

O QUE PODE NA FASE AMARELA

Todas as atividades que têm autorização de funcionamento na fase amarela devem seguir as regras e obedecer as restrições. Confira:

– Shoppings e galerias: com capacidade de 40%, horário reduzido (oito horas) e praças de alimentação ao ar livre ou áreas arejadas.

– Comércio em geral: com capacidade de 40% e horário reduzido (oito horas).

– Serviços: com capacidade de 40% e horário reduzido (oito horas).

– Restaurantes, bares e similares: somente ao ar livre ou áreas arejadas, com capacidade de 40%, horário reduzido (oito horas) e atendimento presencial até 17h.

– Salões de beleza e barbearias: com capacidade de 40% e horário reduzido (oito horas).

– Academias de esportes: com capacidade de 30%, horário reduzido (oito horas), atendimento com hora marcada, permissão de aulas e práticas individuais (aulas e práticas em grupo estão suspensas).

– Eventos e convenções: somente permitidos após 28 dias de classificação na fase amarela, com capacidade de 40%, horário reduzido (oito horas), venda apenas online e controle de acesso com lugares marcados, além de proibição de atividades com o público em pé.

– Demais atividades que gerem aglomerações estão proibidas.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Região
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente