Barretos confirma primeira morte por coronavírus

No momento, duas pacientes de Guaíra estão internadas com suspeita da doença

Região
Guaíra, 16 de abril de 2020 - 00h00

A secretaria de saúde de Barretos anunciou ontem, 15, através de seu boletim, a primeira morte causada por COVID-19. A paciente é uma mulher de 80 anos e o exame de contraprova confirmou o diagnóstico.

O município ainda conta com dois outros óbitos ainda sem confirmação: o enfermeiro Edson, de 45 anos e uma paciente de Guaíra, de 89 anos, que faleceu na tarde de terça-feira (14), no Hospital São Jorge, com suspeita da doença, apesar de ter problemas pulmonares há anos. Ambos foram enterrados no cemitério municipal de Guaíra, que tomou todas as precauções seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.

Dados

O boletim da secretaria barretense ainda indica que há duas pacientes de Guaíra internadas na enfermaria, uma de 45 anos e outra de 39. Segundo o secretário de saúde municipal, Jorge Uatanabe, essas duas mulheres não entraram nas estatísticas da cidade de pessoas internadas, porque ambas foram para Barretos para tratar de outras doenças e, como adquiriram sintomas parecidos ao coronavírus, ficaram sob supervisão do hospital.

“A mulher de 45 anos estava internada em Barretos com pancreatite e estabeleceu um quadro de insuficiência respiratória, então, foi internada como suspeita. Já a de 39 anos, saiu de Guaíra para fazer hemodiálise e também apresentou sintomas. Assim, eles não liberam e acabam internando o paciente”, disse Jorginho.

Até o fechamento da edição do jornal O Guaíra, 16h, a secretaria municipal ainda não havia atualizado o seu boletim de combate ao coronavírus, registrando 11 casos suspeitos em Guaíra, sendo um paciente internado na UTI em Barretos; um óbito em investigação (a idosa de 89 anos); e 23 pessoas em isolamento domiciliar.

Boletim de Barretos

O boletim da Secretaria da Saúde de Barretos, atualizado ontem às 11h, aponta que os casos positivos do coronavírus cresceram de 19 para 26 em apenas um dia. Há 68 pessoas que aguardam resultados dos exames e 9 foram curadas da doença.

Em um total de 12 internações, quatro estão na UTI, sendo uma mulher de 34 anos e um homem de 87 anos de Barretos e um idoso de 73 anos de Monte Azul. Na enfermaria, há duas pessoas barretenses (31 e 40 anos); duas mulheres de Jaborandi (83 e 37 anos); uma mulher de Guaraci de 61 anos; duas de Guaíra (39 e 45 anos) e uma de Taquaral de 62 anos.

Novo medicamento se mostra eficaz ao combate do coronavírus

Um dos medicamentos selecionados por pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), para atuar no combate ao novo coronavírus, será usado em testes clínicos em um grupo de 500 pacientes após apresentar resultados promissores nos ensaios in vitro. Selecionado entre mais de 2 mil moléculas já conhecidas, o composto mostrou-se capaz de reduzir em 94% a carga viral nos ensaios celulares.

De acordo com o CNPEM, o nome do fármaco, que tem baixo custo e ampla distribuição no território nacional, será mantido em sigilo até que os resultados de testes clínicos confirmem sua eficácia em pacientes infectados.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Região
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente