Câmara concederá título de Cidadã Guairense à Neusa Falleiros

Geral
Guaíra, 2 de agosto de 2016 - 08h11

Uma das mais conceituadas profissionais da área educacional do município será homenageada pela Casa de Leis na próxima quinta-feira, dia 4

A professora Neusa Falleiros será homenageada pelo Poder Legislativo

A professora Neusa Falleiros será homenageada pelo Poder Legislativo

 

Na próxima quinta-feira, dia 4, a partir das 20 horas, acontece a sessão solene de entrega do título de Cidadã Guairense à professora Neusa Maria Falleiros do Nascimento.

A indicação para o título partiu do vereador Mário Carlos Nogueira Neto, o Netinho Nogueira, e foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

O título de Cidadã Guairense é concedido às pessoas que não nasceram no município de Guaíra, mas que aqui residem por um longo período e também tiveram destaque em suas áreas de atuação.

A sessão solene, transmitia ao vivo pelo site www.camaraguaira.com.br, será presidida pelo vereador José Renato Tavares. “Quero convidar todos os munícipes para prestigiarem este evento em homenagem à dona Neusa Falleiros, que muito contribuiu e contribui para área educacional do município”, disse Tavares.

HISTÓRICO NEUSA FALLEIROS

Neusa Maria Falleiros do Nascimento veio de Franca para Guaíra em 1972, como professora já concursada do Estado de São Paulo. Inicialmente lecionou na Escola Rural Santa Luzia, depois Dalva Lelis Garcia Prado e Enoch Garcia Leal. Neste período, lecionava na escola Técnica de Comércio.

Em 1978, aprovada no Concurso de Direito de Escola Estadual, exerceu seu cargo na escola Dalva Lelis e posteriormente em São Paulo. Retornou para Guaíra em 1982, como 1ª Diretora efetiva da escola Maria Auxiliadora Lelis Alves, atuando também como Supervisora da Diretoria de Ensino de Barretos, em escolas públicas e particulares da cidade vizinha, como também em Guaíra, Colina e Jaborandi, durante alguns períodos de afastamento da direção. Era responsável ainda pela direção de 24 escolas da zona rural guairense, vinculadas à Maria Auxiliadora.

Ao aposentar-se em 1991, com 45 anos de idade, convidada pelo prefeito Dr. Orlando Garcia Junqueira, exerceu durante seu mandato o cargo de primeira Secretária de Educação do Município, entre os anos de 1992 a 1996. Nesse período foi diretora técnica da APAE (até 1999) voltando à escola Ouro Branco, a convite do Dr. João Maurício Macedo, como Coordenadora Pedagógica.

Durante os sete anos em que participou da equipe da APAE contou com colaborações importantes dos prefeitos Dr. Orlando Garcia Junqueira e Dr. Waldemar Chubaci e dos presidentes Guerino Talarico Filho e Joel Nogueira Lelis, além de toda a diretoria e voluntários. Foram realizadas reformas no prédio, com adequações para nova forma de atendimento e inclusões como berçário, piscina para estimulação precoce, oficinas de arte, ônibus e “van” próprios, doados à entidade. Vários projetos foram realizados e aprovados junto a órgãos governamentais e particulares, além de importantes promoções filantrópicas em Guaíra, levando a APAE a tornar-se modelo de referência na região.

Na área social participou da diretoria do Grêmio Literário XVIII de Maio e AABB, na comissão de organizações de grandes bailes e outras festas, como também colaborou com a diretoria da Kai-Kan. Foi coordenadora de vários desfiles cívicos no dia 18 de maio, data de aniversário da cidade. Prestou consultoria educacional e administrativa, além de projetos para a criação de escolas, como por exemplo a escola Maria Peregrina. Realizou palestras, cursos e treinamentos em diversas escolas de Guaíra e região.

Neusa é formada em magistério, técnico em Contabilidade, Pedagogia, Administração, Licenciatura em História e Geografia e mais diversas habilitações destas áreas. Suas pós-graduações são em Administração Escolar, Coordenação Pedagógica, Supervisão de Ensino e Psicopedagogia Clínica. Tem registro de especialista em Educação, conferido pelo Ministério da Educação.

Como Psicopedagoga Clínica, e com o tema “Aprender a aprender” criou o CEAPp (Centro de Estudos e Apoio Psicopedagógico), que há 15 anos procura melhorar o padrão do nível escolar e emocional de crianças e jovens com dificuldades escolares ou transtornos. Mantém ainda cursos preparatórios (todas as matérias) para vestibulares, ENEM e concursos públicos, com equipe de professores altamente capacitados e dedicados, sendo que ela própria leciona Redação, interpretação de textos e atualidades.

Neusa é casada há 34 anos com Paulo Sérgio Nascimento (Paulinho Careca), com quem possui dois filhos, Christian e Franco Moreno e dois netos, Rafael e Fernando.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente