CEREA convida comunidade para conhecer suas atividades

Geral
Guaíra, 24 de agosto de 2016 - 16h49

A entidade guairense completa 40 anos no ano que vem e já registrou mais de 1.500 pessoas recuperadas

MATERIA 2

O Centro de Recuperação do Alcoólatra – CEREA – de Guaíra está convidando a comunidade guairense a participar de suas reuniões e atividades voluntárias, como uma maneira de buscar o apoio do município na melhoria de seus atendidos.

Atualmente, de acordo com o presidente da entidade, Sebastião Ribeiro Malta, as reuniões contam com a presença de uma média de 20 a 25 pessoas, que já participam das ações há tempos. “Nossos encontros ocorrem toda segunda-feira, a partir das 20h – é bom sempre chegar um pouco mais cedo. Estamos fazendo essa campanha de incentivo, pois percebemos uma queda na presença dos guairenses. Pedimos para que as pessoas venham conhecer o CEREA. Muitos acham que aqui é uma casa só para bêbados, o que não é verdade. É uma entidade que recebe a comunidade de um modo geral, tanto pessoas que têm o problema com o álcool, quanto seus familiares e amigos”, explica.

“Acreditamos que estamos contribuindo para amenizar este mal que a cada dia acomete ainda mais a sociedade, independente de classe social, raça, credo ou posição política”, completa.

Ao lado do cereano Antonio Alves Mendonça, Sebastião conta feliz que, de quase três mil fichas de cadastrados no CEREA, mais de 1.500 pessoas foram recuperadas. “Temos grandes e emotivos exemplos de pessoas que entraram aqui com a família destruída e conseguiram se recuperar e voltar ao âmbito familiar com sucesso. São exemplos como esse que nos orgulha e nos motiva a continuar com o nosso trabalho voluntário de ajudar o próximo”, destaca Sebastião.

CEREA GUAÍRA

No dia 09 de Janeiro do ano de 1977, foi fundado o Centro de Recuperação do Alcoólatra de Guaíra – CEREA, tendo como primeiro presidente o Sr. Luis Dutra do Prado, entidade regularmente constituída e declarada como Utilidade Pública Municipal.

A sede do CEREA foi inaugurada no dia 09 de janeiro de 1982, e a instituição vem desenvolvendo seu trabalho com seriedade há 39 anos, tendo suas finalidades voltadas para o atendimento às famílias e indivíduos em situação de alta vulnerabilidade social, de ambos os sexos, trabalhando para a sua reinserção na família e comunidade.

Ao longo destes anos, além de tratar dependentes de álcool e outras drogas, o CEREA tratou e trata as famílias destes, colabora com a comunidade em atividades de conscientização e divulgação do trabalho realizado, bem como as mazelas que o uso abusivo pode trazer aos envolvidos com tal situação.

O trabalho articulado pela entidade é semelhante ao que é desenvolvido em todos os Cereas do Brasil, pautado na terapia de grupo de autoajuda, aconselhamento, orientações, testemunho de vida, espiritualidade, melhora de autoestima, resgate e fortalecimento dos vínculos sociais familiares e comunitários.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente