Começa hoje a 18ª Semana Municipal dePrevenção às Deficiências

Geral
Guaíra, 21 de agosto de 2016 - 08h01

A APAE de Guaíra comemora, em 2016, 40 anos de entidade. Confira programação completa com palestras passeatas, sessão de cinema, entre outros

De 21 a 28 de agosto, as Apaes em todo o Brasil comemoram a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Esse é um ano comemorativopelos 60 anos das Apaes de todo o território nacional, e 40 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionaisde Guaíra. O tema escolhido no âmbito municipal foi “O futuro se faz com a conscientização das diferenças”.

A realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma parceria entre a entidade, Prefeitura o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

De acordo com a presidente da APAE, Marivani Medeiros de Carvalho Pugliesi, o tema deste ano é uma afirmativa que orienta a reflexão sobre os 40 anos da Associação no município. “A nossa trajetória em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla trata-se de uma história surgida em 06 de dezembro de 1976, fruto da iniciativa da sociedade civil, pais e profissionais, que se mobilizaram para reivindicar às pessoas com deficiência uma cidadania plena”, afirmou Marivani.

Serão inúmeras atividades que incluirão a sociedadecom a família apaeana. A semana será aberta hoje (21),às 10h, com a celebração de uma missa na Igreja São Sebastião, com a participação do coral formado por atendidosda entidade (veja programação abaixo).

“O nosso evento deste ano tem o objetivode integrar a sociedadecom palestras, passeatas, sessão de cinema e ações para ingressar a pessoa com deficiência no mercado de trabalho”, completa a presidente da APAE.

PROGRAMAÇÃO

21/08:10h – Igreja São Sebastião – Missa com participação do Coral formado por atendidos da APAE.

22/08:09h – Praça São Sebastião até a Avenida 11(entre as Ruas 12 e 10) -Caminhada Superando Limites. Público: autoridades, secretários, representantes de entidades, trabalhadores e usuários.

23/08: 09h e às 14h – Casa de Cultura -Sessão de Cinema com o filme O bom dinossauro, para crianças e estudantes das escolas de ensino fundamental juntamente com os atendidos da APAE; 20h – Câmara Municipal -Leitura da Carta de uma pessoa com deficiência.

24/08:09h e às 14h – Casa de Cultura -Sessão de Cinema com o filme O bom dinossauro, para crianças e estudantes das escolas de ensino fundamental juntamente com os atendidos da APAE; 08h – 1º dia de Palestras nas escolas com Rodrigo e Lindomar(conselheiros CMDPCD) e Nádia (psicóloga da APAE) na escola EMF Vera Lúcia Vitali e, às 10h, na escola Francisco Gomes de Souza; 09h – no CSU – Ação Integrada da Coordenadoria de Esporte, Cultura eLazer com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa; às 14h – CEREA – Depoimento dos Conselheiros Rodrigo e Elisete junto ao Projeto Mamãe Bebê.

25/08:2º dia de Palestras nas escolas com Rodrigo e Lindomar(conselheiros CMDPCD) e Nádia (psicóloga da APAE), às 8h na EMEF Vicencina e às 10h na EMEF Padre Mario Lano; das 14h às 17h – na APAE -Cultura para Todos, para os atendidos da APAE e CREAS; 19h – Casa deCultura – Sessão de Cinema com o filme “Os intocáveis”.

26/08: 9h – ComércioLocal – Entrega de Carta no centro comercial para despertar aconscientização sobre as deficiências e mercado de trabalho.

28/08:da 16h às22h – Praça SãoSebastião – Apresentação cultural.

16 e 17 de agosto: das 8hàs12h edas 13h às 17h – SecretariaMunicipal deEducação – Curso sobre Currículo Funcional (representante daFEAPAES).


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente