Contas de água voltam a registrar valores abusivos em Guaíra

Geral
Guaíra, 30 de agosto de 2016 - 08h00

Depois da decisão da Justiça, que revogou os dois reajustes na tarifa de água aplicados pelo prefeito Sérgio de Mello, população volta a reclamar de acréscimo nas contas. Vereadora Dra. Bia Junqueira pede apoio da população e diz que levará casos de abusos ao MP

Tarifa de água gera reclamações. Vereadora Dra. Bia Junqueira diz que irá analisar casos e levá-los até conhecimento do Ministério Público

Tarifa de água gera reclamações. Vereadora Dra. Bia Junqueira diz que irá analisar casos e levá-los até conhecimento do Ministério Público

 

Diversos guairenses estão reclamando que o boleto da tarifa de água deste mês veio com valores alterados, o que gerou revolta nos consumidores que mais uma vez levantam dúvidas sobre a eficácia do novo sistema de cobrança instituído pelo Departamento de Esgoto e Água de Guaíra.

Agora, o DEAGUA está emitindo o boleto com o valor da tarifa de água e esgoto no momento em que o servidor realiza a leitura no hidrômetro. Acontece que, em alguns casos apresentados à nossa reportagem, os valores praticamente dobraram de um mês para o outro.

Toda esta situação acontece após a Justiça determinar a suspensão dos dois reajustes da tarifa de água propostos pelo atual prefeito. A representação encaminhada ao Ministério Público e acatada pela Justiça foi movida pelos vereadores Dra. Ana Beatriz Coscrato Junqueira, José Natal Pereira e o ex-vice-prefeito, Edvaldo Donisete de Morais, todos do PSDB.

Foi uma grande vitória da população, que voltou a pagar um preço justo pela tarifa de água, apenas os reajustes da inflação. Agora, com a mudança do sistema pela autarquia, verifica-se novamente alterações consideráveis nos valores da tarifa, o que tem causado constantes reclamações em redes sociais da população.

Tomando conhecimento deste fato, a vereadora Dra. Bia Junqueira resolveu agir novamente para verificar se está ocorrendo abuso ou erro na emissão dos novos boletos. “Existe uma grande quantidade de pessoas reclamando de alterações nos valores de um mês para o outro. Vamos ter que apurar e, se existir irregularidade, iremos denunciar”, destacou.

A decisão da Justiça em Guaíra prevê até multa caso o Departamento de Esgoto e Água de Guaíra esteja descumprindo e aplicando os reajustes nas tarifas pela atual gestão. Para fazer esta verificação, ela solicitou que as pessoas que tiveram grande alterações nos valores das contas dos meses de julho e agosto, que levem cópias até a Câmara Municipal.

Segundo a parlamentar, os direitos da população devem ser preservados. “Existe uma decisão da justiça que cancelou o aumento, deve ser cumprida e cabe a nós, como cidadãos, fiscalizar o cumprimento. Quero pedir aos cidadãos, que receberam as contas com alterações, que encaminhem cópias para a Câmara para que possamos analisar e se for necessário tomar as medidas necessárias para que o direito dos guairenses seja resguardado”, afirmou a Dra. Bia Junqueira.

A Casa de Leis fica localizada na rua 16, esquina da avenida 25, Jardim Paranoá. O atendimento ao público ocorre das 12 às 18 horas, ou pelo telefone 3331-2220.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente