Lá e cá

Editorial
Guaíra, 25 de agosto de 2015 - 10h21

Depois de fazer a “farra do boi” com o dinheiro público, chegou a hora de amargar com a prestação de contas.

Tanto lá – no Governo Federal – como cá – no Governo Municipal – pressionados pela crise que já chegou, a saída foi fazer os que as empresas então fazendo: DEMITIR! Sempre a corda acaba arrebentando pelo lado mais fraco.

Lá pelos lados do Palácio presidencial, foi anunciado o corte de 10 ministérios dos 39 existentes (quase 40 ministérios que nos fazia remeter àquela velha historinha do Ali Babá e seus 40 ladrões).

O mais interessante nesta história de redução do número de ministros é que em campanha para sua reeleição, dona Dilma criticou veementemente seus dois concorrentes (Aécio Neves e Eduardo Campos) quando ambos colocaram na sua plataforma de governo a redução ministerial. Ela dizia que quem tinha esta estratégia de governo tinha “uma imensa cegueira tecnocrática.”

Além do corte lá na Esplanada dos ministérios, também há notícias na redução de secretarias. Assim, esta reestruturação vai reduzir o números de cargos comissionados que hoje chega a 22 mil pessoas.

E claro! O discurso tanto lá como cá é o mesmo: que apesar do enxugamento da máquina não haverá prejuízos dos investimentos em programas sociais.

Mas, pelo que está em estudo, no Palácio de lá, haverá remanejamento e uma secretaria incorporaria a outra de forma que ministérios, como Pesca, por exemplo, seriam incorporados em outras pastas.

Assim, os apadrinhados de Dona Dilma, como os apadrinhados de Sérgio de Mello não ficariam sem seus cargos e consequentemente sem seus salários. No Palácio de cá houve a dança das cadeiras e pelo que consta José Getúlio de Oliveira voltou para o almoxarifado e Wilker Gleria assumiu a autarquia do DEAGUA.

Tanto lá como cá, os “comandantes” são cercados de pessoas que receberam o certificado de apadrinhamento com um carimbo: “daqui não saio, daqui ninguém me tira”!


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente