O poder da leitura

Editorial
Guaíra, 12 de maio de 2017 - 11h56

“Terceiro Setor” é o nome dado a todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil. Com o intuito de tratar de questões de cunho social, entidades sem fins lucrativos realizam ações que geram serviços de caráter público, razão pela qual não raras vezes interessa à Administração Pública celebrar parcerias junto a estas organizações.

Se assim for, nossa cidade está bem servida de cidadãos que estão se mobilizando para fazer valer o chamado “Terceiro setor”.

Primeiro porque temos o projeto da “Cidade Educadora”, que arrebanha pessoas da nossa cidade com o objetivo de renovar permanentemente o seu compromisso em formar cidadãos em todos os aspectos, ampliando a diversidade Cultural, Esportiva, educacional e, para que isso seja possível deverá ter em conta todos os grupos com suas diversidades e singularidades.

Assim, segundo a Psicóloga e Facilitadora Mirian Miata, membro atuante de nossa sociedade e mentora da “Cidade Educadora”, “Ler é exercitar a alma, é coexistir com a história, é compreender que a leitura sobre o ser humano é a soma da humanidade. Somos começo, somos fim, somos eternidade SIM. Quando crianças, quem pode dizer que não brincou de contos de fadas, de faz de conta sem ler. Quem nunca imaginou um amigo ou mesmo se escondeu dentro do armário? Já fui José e agora sou Mario Quintana? Se um pedacinho de tinta cai no gosto da criança, uma linda gaivota carrega no bico monteiro lobato, Julio Verner, Drummond de Andrade, Walt Disney. O que seria de nós sem a leitura? Seríamos um hospital sem médicos ou uma escola sem professores? Seríamos sós! Se a internet é leitura instantânea, a TV é leitura observada, o jornal é leitura comentada. Podem ter certeza, o ser Humano é leitura divina.”

“Uma cidade Educadora” tem personalidade própria. É uma cidade que se relaciona com seu meio envolvente. O seu objetivo será o de aprender, trocar, partilhar e por consequência enriquecer a vida dos seus habitantes.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente